Curso de Looker Data Studio - do básico ao avançado!

Apresente seus dados e resultados com o Google Data Studio, através de dashboards e relatórios profissionais, dinâmicos, conectados em diversas fontes de dados e que podem ser editados e compartilhados pela internet.
NOVO! Case [C56] Trabalhando com bases grandes, extração de dados e economia de cota

Curso de Looker Data Studio - do básico ao avançado!

Você tem os melhores indicadores do seu negócio?

Você ainda está analisando os dados da sua empresa em planilhas gigantes e complexas? Além de perder tempo, você também pode perder dinheiro gerando insights imprecisos e tomando decisões erradas.

Com o Looker Data Studio você pode visualizar e apresentar seus dados através de gráficos altamente configuráveis; conectar seus dashboards a várias fontes de dados com facilidade; compartilhar insights com sua equipe e colaborar na geração de relatórios.

Se você trabalha com marketing digital; ou em empresa com sistemas e Excel; ou é empresário; ou é blogueiro ou blogueira; ou tem ecommerce, enfim, não importa sua área, basta ter dados e querer transformá-los em decisões de negócios mais inteligentes.

Vamos juntos criar dashboards incríveis do zero e resolver questões do dia a dia enviadas por alunos e clientes.

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Conteúdo do curso

Descubra todo o conhecimento a ser adquirido durante esse curso de Looker Data Studio, com conteúdo próprio e compartilhado com você ao longo de 13 horas.

  • Grade curricular completa
  • Pra quem é este curso?
  • Como o Looker Data Studio funciona?
  • Dicas de formatação visual

  • Conhecendo o dashboard proposto
  • Exportando dados do Excel em CSV
  • Carregando um arquivo CSV do Excel (Tipos de dados, agregações e Explorador)
  • Métricas, dimensões, cálculos e funções

  • Visão Geral de Pedidos, Gauge e Comparação (Métrica COUNT_DISTINCT e Período)
  • Visão Geral Total Bruto e Média (Fórmula com métricas ou funções de agregação)
  • Visão Geral Total Líquido e Média (Fórmula de porcentagem com parâmetro)
  • Título do dash estático e dinâmico (CURRENT_DATETIME, CONCAT e FORMAT_DATETIME)
  • Gráfico de Colunas e Pedidos (Granularidade Mês e sem dimensão do período)
  • Tabela Produtos e Pedidos (CONCAT, média com fórmula, métrica com barra e valor)
  • Gráfico de Colunas / Temporal Pedidos (Criando campo Data Hora PARSE_DATETIME)
  • Pedidos por Faixa de Idade (CASE, IF e Cálculo de Comparação)
  • Gráfico de Pizza / Rosca de Pedidos por Status e Sexo
  • Tabela de Pedidos, Total Bruto e Média por Sexo (Fórmula de média com métricas)
  • Controles de filtros básicos
  • Páginas, Tabela Dinâmica, Drill Down e Elementos no Nível do Relatório

  • Filtros de interaction
  • Classificação de dados na edição do Dash ou cabeçalho do elemento (Visualização)
  • Bloqueio e visibilidade de elementos
  • Filtros do visualizador armazenados no link
  • Filtros de relatório, páginas, grupos e elementos
  • Compartilhamento do dashboard, entrega por email e download
  • Versões e controle de publicação
  • Segurança dos dados (Edição dos campos no nível de dashboard e permissões)
  • Atualização dos dados
  • Layout e versão para celular

  • Conhecendo o dashboard proposto
  • Trabalhando com dados do Google Planilhas (Explorador de Dados e Segurança)

  • Visão Geral de Vendas e Controle de Período
  • Visão Geral Lucro (Fórmula Matemática, Parâmetro e Formatação Condicional)
  • Fórmulas avançadas com CASE, IF e SUM (Complemento de estudo)
  • Gráfico Temporal de Vendas (Granularidade por Dia e Linha de Referência)
  • Gráfico de Marcador e Vendas por Mês
  • Média de Vendas por dia do mês selecionado (MONTH, YEAR e CASE)
  • Visão Geral de dias sem vendas (MAX, COUNT_DISTINCT e DAY)
  • Vendas por situação do carro (Imagens e filtros de elemento)
  • Gráfico de Barras Empilhadas e Dimensão de Quebra (Situação do carro com CASE)
  • Gráfico de Pizza com vendas por dia da semana (Granularidade Dia da Semana)
  • Título do dashboard dinâmico (CASE e CONCAT)
  • Combinação de dados, tipos de JOIN e aplicações
  • Combinação de dados: exemplos práticos e ACL (filtrar por email)
  • Combinando dados de origens de diferentes
  • Mapas com as vendas por região (Combinação de dados, CASE e REGEXP_REPLACE)
  • Tabela com vendas por região (Drill Down e Combinação de Dados)
  • Imagens dinâmicas para representar valores (Hospedagem, IMAGE e CASE)
  • Imagens dinâmicas para metas (métricas) com (CAST, IMAGE e CASE) - Forma 1
  • Imagens dinâmicas para metas (métricas) com (CAST, IMAGE e CASE) - Forma 2
  • Tabela de vendas com criação de campo Data Hora Minuto (CONCAT e PARSE_DATETIME)
  • Controle de filtro avançado com expressão regular
  • Gráfico Temporal com vendas cumulativas por dia e situação do carro (CASE)
  • Gráfico de Combinação Lucro (Escala de registro e fórmula avançada com parâm.)
  • Gráfico Temporal com variação de vendas (Delta em Execução)

  • Conhecendo o dashboard proposto
  • Trabalhando com dados do Google Planilhas
  • Trabalhando com dados do MySQL

  • Visão Geral de Valor e Quantidade de Entregas
  • Visão Geral de Entregas Plus (CASE e cont.se)
  • Média de entregas por dia (Parâmetro, MONTH, CURRENT_DATETIME, YEAR, CASE e MAX)
  • Tabela de entregas com classificação de dados (primária e secundária)
  • Entregas por motoristas com foto e link (Link da Imagem, IMAGE e HYPERLINK)
  • Jornada - Convertendo hora completa em segundos (SUM, SUBSTR e CAST)
  • Jornada - Calculando os dias entre datas (SUM, CAST e DATE_DIFF)
  • Jornada e Desafio - Criar o campo duração da viagem (Fórmula matemática)
  • Tabela com as viagens do mês, campo duração e formatação condicional
  • Visão Geral Dias na Estrada (Cálculo de duração, Maps, SUBSTR e REGEXP_EXTRACT)

  • Conhecendo o dashboard proposto
  • Iniciando o dash com dados do Google Analytics Universal (Visão Geral e Filtros)
  • Trabalhando com dados do Google Search Console (Cliques nas buscas e filtros)
  • Trabalhando com dados do Google Analytics 4 (Taxa de Engajamento e filtros)
  • Pageviews e Scrolls do GA4 (Combinação de dados usando apenas uma origem)
  • Tabela de pageviews e buscas no Google (Combinação de GAU e GSC, e filtros)
  • Tabela e Mapa de conversões orgânicas no site (GA4, REGEXP_MATCH e filtros)
  • Trabalhando com dados do YouTube Analytics

Um módulo com soluções de problemas reais enviados por alunos e clientes, além de dicas e macetes. É necessário conhecimento avançado para a maioria dos cases, portanto é importante estudar todos os módulos do curso antes de se aprofundar neste aqui.


Confira alguns dos cases publicados até o momento:


  • Controle de período personalizado para mês selecionado e anterior [B58]
       - Controle personalizado de período, Fórmulas condicionais e matemáticas, Funções condicionais (IF e AND), Funções de data (YEAR e MONTH), Parâmetros, Lista suspensa e Filtros
  • Funil com geração de métricas, variação percentual e período personalizado [U97]
       - Geração de métricas por dimensão, Variação percentual, Controle de período personalizado, Parâmetros, Filtros avançados, Componentes da comunidade, IF, MONTH, YEAR, SUM, AND, CASE, Cálculos matemáticos, CONCAT, ROUND e Emojis HTML
  • Filtro triplo com uma lista suspensa (Venda, Locação ou todas) [H67]
       - Lista suspensa, Filtro de elemento, Filtro personalizado com parâmetro, CASE, CONTAINS_TEXT, WHEN, NOT NULL, IS NULL​, AND, Parâmetro e Gráfico de pizza
  • Trabalhando com nulos e evitando problemas [X16]
       - Fórmulas matemáticas​, O que é nulo​, Formatar nulo​, Transformar nulo​, Visão geral​, Médias, contagens e somas​, COUNT​, IFNULL, IF, IS NULL e NULL​
  • Controle e filtro de período mais valores acumulados [P81]
       - Controle de período padrão, Combinação de dados (Externa completa e período), IF, IS NULL, COUNT e COALESCE
  • Ícone e formatação condicional com base em metas [T52]
       - Combinação de dados com duas chaves, Meta com emoji HTML e Função IF
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Aylton Inacio - Ferramentas Google, Websites e Marketing Digital

Conheça seu professor

Meu nome é Aylton Inacio e pode ser que você já me conheça da internet. Sou professor de ferramentas Google e WebDev faz 6 anos, com mais de 23.000 alunos em diversas plataformas, e trabalho com internet dos meus 19 anos para cá, hoje tenho 40.

A minha experiência com internet começou com desenvolvimento de websites e programação de sistemas. Depois de alguns anos fiz minha graduação em Análise de Sistemas e pós em WebDev. Em 2010 comecei a trabalhar com produtos do Google e análise de dados, aproveitei então para fazer diversos cursos relacionados e um MBA em Business Intelligence.

Atuei em diversas empresas de diferentes portes e consegui a experiência necessária para iniciar projetos por conta própria. Hoje sou professor, consultor e empreendedor focado em Google Tools, Websites e Análise de dados, tudo alinhado com marketing digital.

Dúvidas? Clique aqui e me chame agora no WhatsApp!

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Já faz alguns anos que sou professor de ferramentas Google e Websites em diveras plataformas, e é muito gratificante chegar nesse número. Seja também meu aluno(a) e venha estudar comigo!

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"Muito boa a aula, excelente material, professor muito bom nas explicações, quando temos dúvida o retorno além de rápido é muito bem explicado, estou adorando o curso, irá me ajudar muito no trabalho" - Ricardo de Sousa F. - plataforma Udemy

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"Curso bem prático e objetivo. Ótimo custo benefício. O Professor responde as dúvidas dos alunos com toda paciência e boa vontade." - Joao Moacir de Oliveira B. - plataforma Udemy