Códigos de status HTTP 200, 301, 302, 400, 404, 500 e mais
Seu site pode perder pontos no Google e em outros buscadores por causa de links quebrados, redirecionamentos errados e falhas no servidor.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
E aí turma, hoje eu vou falar sobre URLs de um site, ou seja, os endereços utilizados para acessar cada página. Você sabia que ao acessar uma página do seu site, o servidor web retorna um código de status?
Ao acessar a página de um site, com certeza você já recebeu o código 404, ou seja, o servidor "falando" que não encontrou a página desejada, e isso não é nada bom para a experiência do usuário e nem para o futuro da página e do site nos índices do Google, a não ser que você realmente apagou a página, aí está correto.
Se você está migrando seu site atual para um novo, cuidado com os endereços das páginas, afinal, o site será novo, mas o conteúdo antigo deverá continuar indexado no Google e referenciado em outros sites através de links.
Se preferir, acesse o tutorial em vídeo: Códigos de status HTTP 200, 301, 302, 400, 404, 500 e mais. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
O objetivo deste post é mostrar os códigos mais comuns e como você mesmo pode verificar as páginas do seu site de forma manual, sem conhecimento técnico, e assim fazer correções e prevenções de problemas maiores.
Os códigos de status HTTP mais comuns
Os códigos HTTP são formados por 3 dígitos e organizados em 5 classes, sendo que cada uma representa uma situação de processamento do servidor. Vamos para alguns exemplos:
- 100, indica que a solicitação foi recebida.
- 200, indica sucesso da solicitação.
- 301, indica que uma página foi movida para outro endereço.
- 302, indica que uma página foi movida temporariamente.
- 400, indica que a solicitação está incorreta.
- 403, indica que o acesso é proibido.
- 404, indica que a página não foi encontrada.
- 410, indica que o recurso não está mais disponível.
- 500, indica um erro interno do servidor.
Consultando o código HTTP das páginas
Existem diversas formas de verificar o código. Você pode fazer pelo Google Chrome, por exemplo, ou usar alguma ferramenta online. Basta pesquisar por "http status check online" e ver várias opções.
Uma das ferramentas online é a httpstatus.io, e nela, basta colocar a URL que deseja verificar. Como exemplo,
vou utilizar a URL do meu site https://ayltoninacio.com.br
e ver o código 200, de sucesso.
Agora vou usar a URL https://ayltoninacio.com.br/teste
e receber o código 404, ou seja, indica que a página
não foi encontrada.
Um erro muito comum em otimização de site é deixar URLs que não existem retornando códigos diferentes de 404, isso é ruim para indexação no Google e deve ser corrigido.
Outra situação bem comum e que não recebe o devido tratamento é a troca de URL. Imagine que seu site tenha uma página com 5 anos, mas que deverá receber um novo endereço. Faça o redirect 301!
Fazendo o redirecionamento 301 da URL antiga para a nova, você evita o erro 404 e passa para a nova toda a força e reputação na internet conquistada pela antiga.
No meu site, a URL https://ayltoninacio.com.br/cursos/curso-de-google-analytics-para-iniciantes
retorna um código 301 e redireciona para https://ayltoninacio.com.br/cursos/curso-de-google-analytics-do-basico-ao-avancado
.
Como automatizar o processo?
Você pode usar a ferramenta Google Search Console pra monitorar seu site e receber notificações sobre URLs e vários outros pontos que merecem sua atenção.
Se você tiver interesse em aprender mais, procure aqui mesmo no meu site conteúdo sobre a ferramenta ou faça meu curso completo de Google Search Console e aprenda tudo que precisa pra monitorar seu site.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!