Como analisar formulários no Google Analytics 4 (GA4)?
Aprenda como analisar os formulários padrão do seu site através de exemplos práticos usando o Google Analytics (GA4) e Analisar com sobreposição de segmentos
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Você tem um site com formulários e usa o Google Analytics (GA4)? Você pode então fazer análises poderosas sobre como os usuários estão interagindo com eles.
Por exemplo, quando um usuário começa a preencher um formulário, você espera que ele termine com sucesso, certo? Mas se isso não acontecer? O Google Analytics pode ajudar a descobrir qual a taxa de desistência. Vamos ver isso na prática!
▶ Se preferir, acesse "Como analisar formulários no Google Analytics 4 (GA4)?" no YouTube.
Interações com formulário e Google Analytics
O Google Analytics 4 (GA4) coleta as interações do usuário com os formulários automaticamente, mas você precisa ativar isso na ferramenta.
Entre no Administrador do Google Analytics e clique no fluxo de dados. Dentro dele você terá a Métrica otimizada e o que está sendo avaliado. Clique no ícone de engrenagem para conferir se as interações com formulários estão ativadas.
Se você não tiver a opção de formulários, clique em Definir as configurações da Tag na tela anterior, depois em Detecção automática de eventos e ative as interações.
Testando a coleta das interações
O Google Analytics funciona baseado em eventos, ou seja, toda interação do usuário é capturada através de um. Por exemplo, quando uma página é acessada o evento page_view é coletado.
As interações com formulários geram os eventos form_start (quando o usuário começa a preencher) e form_submit (quando o formulário é enviado).
Você pode testar a coleta dos eventos acessando o relatório de Tempo Real do GA4 (card Contagem de eventos por Nome do evento). No seu site, faça as interações com os formulários e confira os eventos registrados no card.
Se você não tiver eventos coletados, pode ser que seu site use formulários AJAX ou implementados de outras formas diferentes da padrão HTML. Entre em contato com um programador para realizar testes mais detalhados.
Analisando os formulários
O melhor caminho para analisar os dados de formulários é pelo Analisar (Explorar). Com essa ferramenta é possível montar estudos cruzando métricas e dimensões, além de apresentar de diversas formas.
Entre no Analisar do Analytics e crie uma nova em branco. Coloque a dimensão Nome do Evento em Linhas. Coloque as métricas Contagem de Eventos e Total de Usuários em valores. Por fim, coloque um filtro onde o campo Nome do Evento contém "form". O resultado será algo como:
Analisando nossos números, temos 23 form_start e 22 form_submit. Então é possível concluir que 95,6% das pessoas que começam a preencher o formulário, também finalizam com sucesso.
Você também pode analisar somente por usuários de uma maneira gráfica com sobreposição de segmentos. Na sua análise, clique no sinal de + para abrir uma nova aba e selecione a técnica de Segmentos.
O recurso Segmento permite que você selecione uma parte dos dados de acordo com critérios. No nosso exemplo, você terá que criar dois segmentos de usuários: form_start para incluir usuários que executaram este evento; form_submit para incluir usuários que executaram este evento.
Com os dois segmentos criados, basta montar a análise como a imagem a seguir. Você terá então uma visão gráfica de usuários que começam e finalizam o envio do formulário com sucesso.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!