Como anunciar no Google
Aprenda como divulgar no Google os seus produtos e comece a vender muito mais através de marketing digital.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Tools
Olá meus amigos, vamos falar de Google hoje? Antes de iniciar, é importante entender que o Google é uma empresa que possui diversas ferramentas, sendo que as mais famosas são seu buscador, onde são feitas pesquisas, e o YouTube, onde milhares de vídeos são publicados todos os dias.
Tipos de anúncios disponíveis
Como o Google possui diversos tipos de ferramentas, é natural também oferecer diversas formas de anúncios, ou seja, você pode divulgar utilizando somente textos, ou se preferir pode utilizar imagens. É possível também juntar textos e imagens, criando ótimos anúncios para venda online de produtos, ou ainda criar vídeos profissionais para divulgar sua marca. Todos as ferramentas do Google são interligadas, dessa forma é possível mesclar os mais diversos tipos de anúncios, publicando em diversos locais.
Anúncios pagos ou gratuitos?
Sim, é possível também anunciar seus produtos e serviços de forma gratuita no Google, com uma simples diferença: anúncios pagos são imediatos e demandam muito menos esforço! Ou seja, para que sua marca apareça de forma gratuita, é necessário fazer um trabalho a longo prazo focado em tráfego orgânico, assunto para futuros posts. Minha sugestão é que você faça sempre os dois tipos de trabalho, ou seja, acabou de lançar um produto na internet? Então faça anúncios pagos, mas paralelamente já comece a trabalhar o tráfego orgânico para colher frutos lá na frente.
Onde os anúncios vão aparecer?
Como explicado anteriormente, são diversas ferramentas do Google disponíveis e você pode escolher onde e de que forma os anúncios vão aparecer. O foco deste post é para anúncios pagos, o que gera tráfego patrocinado para os seus produtos na internet.
Buscas do Google
Ao fazer uma pesquisa qualquer no buscador Google, o resultado poderá conter anúncios orgânicos e pagos. Os anúncios pagos aparecem no topo, na direita e no inferior da tela, e podem ser de diversos tipos, como explicado anteriormente.
Google Shopping
Essa ferramenta do Google é específica para e-commerce e exibe dentro do buscador do Google a foto, nome, descrição e preço de produtos disponíveis nas mais variadas lojas virtuais.
YouTube
No YouTube é possível colocar anúncios de vários tipos, por exemplo, você pode criar um vídeo para rodar por no mínimo 5 segundos de forma automática para os internautas. É possível também colocar anúncios de texto sobre os vídeos ou criar banners que normalmente aparecem no lado direito.
Para quem os anúncios vão aparecer?
Agora que você já conhece as principais ferramentas do Google para marketing online, é importante saber que é possível selecionar o público-alvo para visualizar os anúncios. Por exemplo, você pode definir a faixa etária e o perfil das pessoas que devem ver cada anúncio, ou se preferir, fazer uma configuração com base em região do país.
E como fazer as publicações?
As ferramentas do Google são interligadas e para facilitar o gerenciamento de anúncios, existe uma outra ferramenta chamada Adwords específica para fazer toda a configuração de campanhas online. Através dela, é possível criar anúncios para a busca comum, Shopping ou YouTube, além de fazer toda a programação de exibição.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!