Configurar eventos no Google Analytics pelo Tag Manager
Aprenda a configurar eventos no seu site de forma fácil e enviar para o Google Analytics utilizando o Tag Manager.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Tag Manager
E aí pessoal, o assunto de hoje é configuração de eventos entre seu site e o Google Analytics, recurso que permite enviar para o GA eventos personalizados, como cliques do usuário e rolagens de tela.
Neste post eu vou mostrar como fazer isso usando o Google Tag Manager, então você já precisa ter essa configuração pronta no seu site e também o Google Analytics configurado. Se você não tiver a configuração ou quiser fazer através de programação, confira os tutoriais: Como configurar o Google Analytics pelo Google Tag Manager; Como configurar eventos no Google Analytics
Se preferir, acesse o tutorial em vídeo: Configurar eventos no Google Analytics pelo Tag Manager. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
Evento em clique
O evento que vou mostrar como configurar será de clique, ou seja, no rodapé do site existe um link com o texto "Voltar para o topo" e sempre que receber o clique do usuário, a tela será "rolada" para cima e o evento será enviado para o Google Analytics.
Esse recurso de rolagem de tela através de cliques está presente em vários sites, mas esse é apenas um exemplo. Você também poderá configurar cliques em abas ou em outras partes específicas do seu site seguindo a mesma lógica de configuração.
Voltando ao tutorial, o primeiro passo é Adicionar uma nova tag, escolher Google Analytics e no Tipo de acompanhamento, colocar Evento.
A configuração do Evento será: Categoria com o valor navegacao; Ação com o valor subirtela; Rótulo com a variável Page URL, através do botão de adicionar do lado da caixa.
Os valores informados serão transformados em relatórios dentro do Google Analytics, sempre que um usuário do site executar o evento.
Ao salvar, é necessário informar um acionador, ou seja, dizer para o GA quando o evento deve ser enviado, que no caso é através do clique de um usuário em um link específico.
Então basta Adicionar o acionador, escolher a opção Novo acionador e depois Apenas links, dentro da categoria Clique.
A configuração será através do texto do link, ou seja, sempre que o usuário clicar em um link com o texto "Voltar para o topo", o evento será executado e enviado para o Google Analytics.
Depois de salvar todas as alterações, o Google Tag Manager irá pedir a configuração do Google Analytics padrão já configurada do site. Se você ainda não tem essa configuração, no começo do tutorial tem um link mostrando como fazer.
Após terminar, é posssível testar a configuração clicando em Visualizar.
No site, basta atualizar a página para que a barra de Debug do Google Tag Manager apareça. Depois, basta navegar até o final da página e clicar no link que leva para o topo, executando assim o evento.
No Google Analytics, o teste do evento pode ser feito em Tempo Real > Eventos > Últimos 30 minutos.
Já os relatórios sobre eventos ficam disponíveis em Comportamento > Eventos.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!