Como configurar eventos no Google Analytics
Aprenda a configurar eventos no Google Analytics para fazer uma análise personalizada do comportamento dos usuários.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
E aí gente, hoje o assunto é Google Analytics, e vou mostrar como configurar e acompanhar eventos, pra dar aquela turbinada nos seus relatórios de análise de dados web e conseguir medir com mais precisão o comportamento dos seus usuários.
Se você é novato em Google Analytics ou usuário avançado, com certeza já sentiu a necessidade de criar acompanhamentos personalizados com a ferramenta, e é bem isso que você pode fazer com o recurso de eventos, mas tem que programar um pouquinho.
O que são eventos
Um evento no Google Analytics é o momento em que uma ação ocorre, como um play em vídeo ou clique em banner, por exemplo, e você deve fazer a configuração de evento por evento manualmente, por ser um tipo de acompanhamento personalizado.
Se o acompanhamento é personalizado, quer dizer que você pode configurar do seu jeito e conseguir colher dados que por padrão não existem nos relatórios do Google Analytics, e isso é muito bom pra ir além na utilização da ferramenta.
Como configurar um evento
A primeira coisa é definir qual o evento você quer configurar, que no caso aqui do nosso tutorial será do tipo clique, e depois executar o código Javascript específico sempre que ocorrer o evento no seu site.
Prefere acompanhar em vídeo?
Tá com preguiça de ler o tutorial? Blz, tem o vídeo completo sobre como configurar eventos no Google Analytics aqui! Ah, não tá com preguiça não? Então segue comigo na leitura!
A ideia é contabilizar quantas vezes os usuários do site fazem o download de um arquivo PDF que possui toda a grade curricular de um curso online meu sobre desenvolvimento web pra iniciantes.
Como configurar e adicionar o código para enviar eventos?
O código para enviar eventos deve ser montado de acordo com o código de acompanhamento do Google Analytics configurado no seu site. No momento que escrevi esse tutorial existiam 3, sendo o gtag.js mais atual.
No caso aqui do nosso tutorial, vou considerar a utilização da configuração para gtag.js seguindo a documentação oficial do Google Analytics que você encontra na internet facilmente.
Seguindo a sintaxe, você deve configurar o código de envio dos eventos informando uma ação, categoria, rótulo e valor, mas obrigatório mesmo é só o primeiro. Por mais que seja opcional definir categoria, rótulo e valor, é muito importante que se faça pra deixar o relatório final mais rico em detalhes.
gtag('event','Baixar', {'event_category':'PreCompra','event_label':'PDF_Curso_Web_Full','value':5});
O código anterior deve ser colocado no evento onclick
do link com Javascript. Nele eu digo que a ação é Baixar, a
categoria é PreCompra, o rótulo é PDF_Curso_Web_Full e pra cada clique eu considero o valor de R$ 5,00, isso com base em um
estudo prévio feito seguindo as regra de negócio.
Como testar a configuração de evento
Você pode utilizar o relatório de tempo real pra testar a configuração do evento. Acesse seu site, clique no link com o evento
onclick
pra executar o código Javascript de acompanhamento de evento configurado.
Como ver os relatórios de eventos?
Depois de configurar os eventos e testar, todos os dados serão consolidados no relatório de eventos, dentro da categoria comportamento.
Você pode conferir o total de eventos, valor, sessões com evento, além de filtrar por ação, rótulo ou categoria, por isso a importância de definir os 4 paramêtros no momento da configuração do código Javascript.
Antes de fechar, quero deixar uma dica de curso online para iniciantes em Google Analytics, e outra dica de estudo com o curso online de Google Analytics Avançado, então corre lá pra conferir!
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!