Como configurar corretamente o Google Analytics 4 (GA4) na Hotmart
Aprenda a configurar o Google Analytics 4 (GA4) com a Hotmart para acompanhar a jornada completa do usuário na compra, usando a medição de vários domínios.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Você é afiliado ou vendedor online através da Hotmart? É importante analisar o tráfego das suas landing pages e conversões através do Google Analytics Universal ou Google Analytics 4.
A Hotmart permite que você configure o Google Analytics 4 nas páginas de checkout e finalização, então é possível colocar o mesmo ID da Métrica que você usa no seu site e landing pages.
▶ Se preferir, acesse "Como configurar o Google Analytics 4 na Hotmart" no YouTube.
Sendo assim, sempre que um usuário entrar na sua landing page, o Google Analytics 4 irá receber os dados, e assim que o usuário clicar em "Comprar" e ir para o checkout na Hotmart, o GA4 também vai receber os dados, tudo no mesmo fluxo de dados.
Isso funciona bem, mas temos um problema, então vamos falar sobre ele e corrigir.
Como configurar o GA4 na Hotmart corretamente
A primeira etapa é configurar o Google Analytics 4 no seu site ou landing page para conseguir o ID da Métrica, no formato G-XXXXXXXXXX.
Eu considero neste tutorial que você já sabe configurar o Google Analytics 4 no seu site.
A segunda etapa é configurar o Google Analytics 4 na Hotmart.
- Acesse a Hotmart
- Entre no seu produto
- Clique em Ferramentas
- Selecione Pixel de Rastreamento
- Selecione Google Analytics 4
- Coloque o ID da Métrica
- Marque acompanhar checkout e vendas
Depois que finalizar as configurações, entre na sua landing page e clique em "Comprar" para acessar a página de checkout na Hotmart e acompanhe os acessos coletados no Google Analytics 4 em Tempo Real.
O problema é que a jornada do usuário passa por domínios diferentes (seusite.com e hotmart.com) no processo de compra, e assim o Google Analytics 4 entende que são dois sites diferentes, e na troca ele considera também dois usuários e não apenas um, perdendo assim o fluxo de compra correto.
No Relatório Tempo Real do GA4 é possível ver esse problema, pois você terá dois usuários ativos no site e não apenas um como deveria ser.
Para corrigir isso, você deve usar o recurso Medição de vários domínios do Google Analytics 4. Assim ele vai considerar os dois sites como sendo apenas um, o mesmo site, mantendo a jornada correta e fluxo da compra associado com o mesmo usuário.
Como configurar a medição de vários domínios
O processo para ativar o vínculo entre seu site e a Hotmart é bem simples no Google Analytics 4, mais fácil que na versão Universal, pois não é necessário alterar os códigos.
Siga as etapas a seguir para ativar a medição de vários domínios:
- Entre no Administrador do seu Google Analytics 4
- Selecione a propriedade e o fluxo de dados
- Clique em Mais configurações de inclusão de tags
- Clique em Configurar seus domínios
- Inclua o domínio hotmart.com e correspondência "Contém"
Depois dessa configuração, quando o usuário entrar no seu site e ir para a Hotmart efetuar o pagamento, o Google Analytics 4 vai entender os dois sites como um só e o usuário como único, mantendo sua jornada.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!