Como configurar o Google Analytics pelo Google Tag Manager
Aprenda a configurar o Google Analytics no seu site de um jeito rápido através do gerenciador de tags do Google.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
E aí pessoal, o assunto de hoje é configuração do Google Analytics, que pode ser feita de várias formas e uma delas é através do Google Tag Manager, ferramenta bastante utilizada por profissionais de marketing digital.
Só pra lembrar, o Google Analytics é uma ferramenta que fornece diversos relatórios com os números gerados pelo seu site relacionados com acessos, e o Google Tag Manager facilita a vida na hora de inserir códigos de rastreamento no seu site, principalmente para quem não é programador.
Se preferir, acesse o tutorial em vídeo: Como configurar o Google Analytics pelo Google Tag Manager. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
ID de acompanhamento do Google Analytics
O ID e código de acompanhamento são os responsáveis por identificar seu site no Google Analytics e permitir que os dados sejam capturados, para assim gerar os relatórios. Eles devem ser inseridos no código do seu site.
Eu criei para este tutorial uma configuração no GA e gerei o ID de acompanhamento UA-122981277-1, então você deve fazer o mesmo para o seu site dentro do Google Analytics.
Eu considero que você já sabe criar conta no GA para obter o ID, então se não souber, acesse o tutorial completo: O que é e como configurar o Google Analytics aqui mesmo no meu site.
Depois de preencher os dados do website e conseguir o ID de acompanhamento, é necessário inserir no site, é aí que entra o Google Tag Manager, que permite fazer isso de um jeito simples, sem mexer nos arquivos.
Configurar Google Analytics pelo Google Tag Manager
Para inserir o ID de acompanhamento do Google Analytics (vamos chamar de tag) pelo Google Tag Manager, você precisa já ter configurado a ferramenta no seu site.
Eu considero que você já tem o Google Tag Manager configurado no seu site, então se não tiver, acesse antes o tutorial: O que é e como configurar o Google Tag Manager aqui mesmo no meu site.
O primeiro passo é acessar o contêiner que irá armazenar a tag do Google Analytics ou criar um novo.
Depois é só clicar em Adicionar uma nova tag e escolher Google Analytics - Universal Analytics.
É necessário colocar um título para a tag e deixar o tipo de acompanhamento como Visualização de Página.
Em configurações do Google Analytics, basta clicar em Nova variável e colocar o ID de acompanhamento do Google Analytics.
Na parte de Acionamento, é necessário informar em quais momentos a tag será executada, que no caso será All Pages, assim o código será executado no carregamento de todas as páginas do site.
Com tudo pronto, é só enviar para produção. É importante colocar um nome e documentar as alterações, assim é possível manter um histórico de todas as mudanças ao longo do tempo.
Por fim, é só testar se tudo está funcionando. É só acessar o site e no Google Analytics entrar no relatório Tempo Real e ver se existe um usuário ativo, no caso será você.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!