Comércio eletrônico avançado do Google Analytics no WooCommerce
Aprenda como configurar os recursos avançados de comércio eletrônico do Google Analytics na sua loja virtual WordPress + WooCommerce, usando plugins.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Este conteúdo é sobre as propriedades do Google Analytics Universal (GAU ou GAv3).
O WooCommerce é um plugin para WordPress que "transforma" a plataforma em uma loja virtual, sem a necessidade de trabalho técnico, por isso é uma combinação muito utilizada com vendas online.
Se você tem uma loja com WooCommerce ou qualquer outra plataforma, uma necessidade muito comum e necessária é analisar o tráfego e acompanhar as vendas.
Se preferir, acesse "Comércio eletrônico avançado do Google Analytics no WooCommerce" no YouTube.
O Google Analytics é uma ferramenta que ajuda nas duas tarefas, além de mostrar exatamente a jornada dos usuários do momento da aquisição até a conversão.
Google Analytics e WooCommerce
Você pode configurar o Google Analytics no WooCommerce como faria em qualquer outro site WordPress, ou seja, através de programação ou plugins.
No caso do WooCommerce, por ser um ecommerce, temos alguns plugins especiais que configuram alguns relatórios de comércio eletrônico avançado do Google Analytics, que não são configurados por padrão na maioria dos plugins tradicionais.
A configuração para habilitar esses recursos avançados deve ser feita no Google Analytics e no WordPress. No GA é necessário entrar no Administrador, depois em Configurações de Comércio Eletrônico e então ativar as caixas de seleção.
Já na plataforma, é possível fazer a configuração com programação, mas é algo que pode dar muito trabalho. Então o mais indicado, pela praticidade e velocidade, é usar algum plugin compatível.
Dois plugins para comércio eletrônico avançado do Google Analytics para WooCommerce são:
- Integração do Google Analytics com o WooCommerce
- Enhanced E-commerce for Woocommerce store
O primeiro deles é oficial do próprio WooCommerce e o segundo é da Tatvic. Ambos funcionam muito bem, mas hoje vou mostrar apenas um pouco do plugin Enhanced E-commerce for Woocommerce store, que também conta com uma versão paga.
A configuração do plugin é bem simples, basta informar o ID de acompanhamento da sua propriedade no Google Analytics e marcar as opções desejadas.
Já o teste pode ser feito no relatório do Google Analytics Tempo Real > Eventos. Sempre que uma ação importante
e trackeável for executada, um evento é disparado. Por exemplo, se o usuário visualizar a tela de um produto,
um evento chamado view_item
é disparado.
Com o recebimento dos eventos funcionando, o Google Analytics começa a agrupar os dados e transformar em relatórios de ecommerce, disponíveis no menu Conversões > Comércio Eletrônico.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!