Como criar um funil de vendas no Google Analytics
Aprenda a criar um funil de vendas no Google Analytics através de uma meta para acompanhar conversões e pontos de saída.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Este conteúdo é sobre as propriedades do Google Analytics Universal (GAU ou GAv3).
E aí gente, tudo certo? Hoje o assunto é funil de vendas dentro do Google Analytics, algo bem bacana de se trabalhar e que você pode aplicar no seu site, pois serve pra vendas ou para qualquer outro tipo de conversão.
Importante lembrar que neste post eu vou ensinar a configurar meta e funil vinculado, e isso não tem relação com os recursos específicos para e-commerce do Google Analytics.
Se você tiver interesse em recursos para e-commerce, fique antenado aqui no meu site para posts futuros ou conheça meu curso online de Google Analytics para e-commerce, com foco total nisso.
Como configurar meta com funil de vendas?
Para configurar uma meta de conversão com funil, siga as etapas a seguir, modificando apenas as URLs de acordo com o seu site e necessidade.
Tá com preguiça de ler o tutorial? Blz, tem o vídeo completo sobre como configurar um funil de vendas no Google Analytics aqui! Ah, não tá com preguiça não? Então segue comigo na leitura!
1- Entre em Administrador, depois em Metas.
2- Clique em Nova Meta.
3- Em Configuração da meta, coloque Personalizado.
4- Em Descrição da meta, coloque Destino.
5- Em Detalhes da meta, coloque Destino Começa com /checkout/sucesso. Altere o valor de acordo com o seu site e não coloque o domínio.
6- Configure as etapas do funil de vendas, de acordo com o processo de checkout do seu site.
Com as configurações feitas, faça alguns testes no seu site gerando conversões e espere alguns minutos para que os números apareçam no Google Analytics.
Analisando o relatório de conversões
Após configurada a meta e definidas as etapas do funil, acesse o menu Conversões, Metas e Visualização de funil.
A taxa de conversão da meta é relacionada com as sessões totais do site no período selecionado.
Já a taxa de conversão do funil, é relacionada com a quantidade de sessões em que os usuários entraram no funil.
Agora você consegue analisar o funil e identificar os pontos de entrada e saída, fazendo ajustes no site para alcançar os melhores resultados de conversão.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!