Como é calculada a duração da sessão no Google Analytics
Aprenda o que são as sessões de usuário do seu site no Google Analytics e como são feitos os cálculos de duração, contagem, encerramento e configurações.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Este conteúdo é sobre as propriedades do Google Analytics Universal (GAU ou GAv3).
Uma sessão, no Google Analytics, é o tempo que o usuário fica ativo no seu site ou aplicativo, interagindo com as páginas e eventos. Todos os dados da utilização, como exibições de página, eventos e conversões, são associados a uma sessão.
Se preferir, acesse "Como é calculada a duração da sessão no Google Analytics" no YouTube.
Quando um usuário entra no seu site é iniciada uma nova sessão. Se o mesmo usuário entrar novamente no seu site um dia depois, uma nova sessão será gerada, por esse motivo é que os relatórios do Google Analytics podem mostrar um número de sessões maior que o de usuários.
Da mesma forma que é importante saber como uma sessão se inicia, também é importante entender como ela se encerra. Existem três métodos para o encerramento de uma sessão:
- Depois de 30 minutos de inatividade (valor padrão)
- No encerramento do dia, à meia-noite
- Alteração de origem de campanha
Na sequência deste post serão apresentados alguns exemplos práticos sobre o funcionamento de aberturas e encerramentos de sessões, e ações para modificar as configurações do Google Analytics.
Limite e cálculo de tempo da sessão
Por padrão, uma sessão no Google Analytics é encerrada após 30 minutos de inatividade do usuário, mas é possível ajustar esse limite entre 1 minuto e 4 horas (ago/1019).
Por exemplo, se um usuário entrar no seu site agora, uma nova sessão é iniciada. Imagine que o usuário fique 10 minutos na home do site sem interagir com eventos (restam 20 minutos) e depois acesse uma página, nesse momento a contagem é zerada (restam 30 minutos), e dessa forma uma sessão pode ter várias horas de duração.
Ainda no exemplo anterior, se na primeira situação o usuário ficar 31 minutos na home do site sem interagir em vez de 10, a sessão será encerrada e quando ele acessar a próxima página uma nova sessão será iniciada.
Encerramento por tempo de inatividade
Como visto anteriormente, uma sessão é encerrada após 30 minutos de inatividade, mas você pode alterar esse tempo limite seguindo os passos abaixo:
- Entre no Administrador do Google Analytics
- Clique em Informações de Acompanhamento
- Clique em Configurações da Sessão
- Ajuste o Tempo limite da sessão
A configuração é muito particular de site pra site. Por exemplo, se você tem um ecommerce e fez alguns estudos comprovando que os usuários entram no seu site e ficam navegando em outros ao mesmo mesmo, e depois de 2 horas decidem comprar no seu, pode ser interessante configurar para 2 horas, dessa forma toda a jornada do usuário ficará em apenas uma sessão.
Outro exemplo é sobre sites com sistema de autenticação. Nesses sites, se o usuário fica inativo por algum tempo, ele é desconectado automaticamente. Dessa forma você pode configurar o tempo de sessão no Google Analytics com o mesmo valor do sistema.
Encerramento pelo fim do dia
Uma sessão é encerrada automaticamente às 23h:59m:59s de cada dia, por padrão. O fim do dia é determinado pelas configurações de fuso horário da vista que está trabalhando.
Por exemplo, se um usuário acessar seu site às 23h:55m e ficar navegando até 00h10m, duas sessões serão contabilizadas para o mesmo usuário.
Encerramento por campanha
A origem da campanha é a forma que o usuário chega até seu site. Por exemplo, ele pode chegar fazendo uma busca na internet (pesquisa orgânica), clicando em um anúncio de palavra-chave (Google Ads), clicando em uma banner em outro site (referência) ou por tráfego direto (digitando o endereço do site no navegador).
O Google Analytics armazena as informações da origem da campanha. Toda vez que o valor da campanha é atualizado, o Google Analytics abre uma nova sessão.
Por exemplo, se um usuário acessa seu site por uma pesquisa orgânica na internet, navega por 10 minutos, e depois faz uma pesquisa na internet e clica em um anúncio pago de palavra-chave caindo novamente no seu site, a primeira sessão será encerrada e uma nova iniciada.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!