Enviando dados de ecommerce para o Google Analytics
Aprenda a enviar os dados do seu ecommerce para o Google Analytics e habilitar os relatórios avançados.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
E aí pessoal, hoje vou falar sobre ecommerce com Google Analytics e mostrar na prática como funciona essa integração que permite habilitar diversos relatórios bem bacanas.
Neste post vou usar uma loja virtual que criei pra ministrar um curso sobre o assunto. Eu vou abrir o código e mostrar como os dados de um ecommerce devem ser enviados para o Google Analytics.
Curso de Google Analytics para e-commerce avançado.
Ecommerce avançado no Google Analytics
Com os recursos avançados de ecommerce você consegue acessar diversos relatórios como: Comportamento de Compra; Comportamento no Checkout; Desempenho de Vendas e muitos outros que não existem por padrão.
Se preferir, tem o vídeo completo sobre Como enviar dados de ecommerce para o Google Analytics aqui! Aproveite para assinar o canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
Para fazer tudo isso funcionar no Google Analytics, você deve ir em Administração > Configurações de comércio eletrônico e depois ativar os relatórios avançados.
A próxima etapa, que representa 98% de todo o processo, é configurar o seu ecommerce para enviar os dados para o Google Analytics e provavelmente você vai precisar de um programador.
Se você utiliza alguma plafatorma de ecommerce pronta disponível na internet, como Loja Integrada, por exemplo, você deve procurar no seu sistema a opção de ativar os recursos avançados ou entrar em contato com a equipe de suporte, pois em muitos casos não é necessário mexer no código do site.
Mas imaginando que sua plataforma é própria e que você terá que mexer no código, vou usar um exemplo de envio de dados. Todo ecommerce tem as páginas de detalhes dos produtos e com certeza são as principais, pois através delas os clientes tiram suas dúvidas e efetuam a compra.
A imagem a seguir mostra o relatório com o Comportamento de Compra, onde a segunda coluna representa as sessões em que os detalhes de algum produto foram visualizados.
No ecommerce temos a tela relacionada de exemplo, que ao ser acessada, envia dados para o Google Analytics através de eventos em tempo real, neste caso chamado view_item.
Para enviar um evento view_item para o Google Analytics, utilize o seguinte código Javascript, executando na tela com os detalhes do produto:
<script>
gtag('event', 'view_item', {
"items": [
{
"id": "11458155",
"name": "Smart TV LED 43 LG 4K 43UJ6565 WebOS - Conversor Wi-Fi 4 HDMI 2 USB",
"brand": "LG",
"category": "Vídeo",
"price": '2100.00'
}
]});
</script>
Basta preencher os dados de acordo com o seu site. Lembrando também que utilizei no exemplo o código para acompanhamento com gtag.js, mas para analytics.js é tudo muito parecido, basta consultar a documentação do Google.
Existem diversos tipos de dados de ecommerce que podem ser enviados para o Google Analytics, para assim alimentar todos os relatórios disponíveis.
Procure na internet pela documentação oficial do Google. Hoje você encontra, por exemplo, tudo que precisa para trabalhar com ecommerce e código de acompanhamento gtag.js aqui.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!