Como limpar URLs com Google Tag Manager para o Analytics 4
Aprenda a usar o Google Tag Manager para remover parâmetros das URLs do seu site (ex: fbclid) antes que os dados sejam enviados para o Google Analytics 4.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Tag Manager
Se você usa o Google Analytics 4 no dia a dia para mensurar as páginas mais acessadas do seu site, com certeza já reparou que algumas entram com parâmetros de consulta (query string).
https://seusite.com.br?param=5465321¶m2=987987
Esses parâmetros são muito usados para fazer com que uma página se comporte de acordo com o valor, ou ainda para passar informações para ferramentas como o Google Analytics 4 e Facebook.
▶ Se preferir, acesse "Como limpar URLs com Google Tag Manager para o Analytics 4" no YouTube.
Exemplo de relatório do Google Analytics com string de consulta dos page views:
Alguns parâmetros são esperados, como o fbclid do Facebook e gclid do Google, isso se você faz anúncios pagos com essas ferramentas. Agora, se o seu site não tem proteção na programação contra parâmetros indesejados, os relatórios podem ficar bem poluídos.
No Google Analytics 4 existem as dimensões caminho da página + string de consulta e somente caminho da página, essa última justamente para não considerar os valores dos parâmetros, agrupando os page_views de acordo com a página.
Mesmo com essas opções de dimensões, é importante fazer com que o Google Analytics não receba parâmetros indesejados, deixando tudo mais limpo. Isso pode ser feito na programação do seu site ou com ferramentas como o Google Tag Manager.
Limpando URLs com o Tag Manager
Com o Google Tag Manager é possível limpar as URLs removendo parâmetros indesejados ou permitindo apenas parâmetros já esperados, como fbclid, gclid, utm_source, entre outros.
Considerando que você já sabe trabalhar com Tag Manager, variáveis e Tag Assistant, o primeiro passo é criar uma variável do tipo JavaScript Personalizado e inserir o conteúdo a seguir:
<function() {
var params = '=fbclid=gclid=utm_source=gtm_debug='; // PARAMETROS VERIFICADOS
url_full = {{Page URL}}; // PEGAR O CAMINHO COMPLETO DA PAGINA
url = url_full.split('?')[0]; // PEGAR O CAMINHO
qsf = url_full.split('?')[1]; // PEGAR A QUERY STRING, SE EXISTIR
if(qsf){
url += "?";
qs = qsf.split('&');
for (i = 0; i < qs.length; i++) {
if(params.indexOf('='+qs[i].split('=')[0]+'=') > -1){ // LINHA DE CONFIGURAÇÃO
url += qs[i] + '&';
}
}
return(url.slice(0, -1));
}else{
return url;
}
}
O código apresentado cria uma variável com somente os parâmetros permitidos. Por exemplo, se o usuário acessar a página https://seusite.com.br?codigo=9865&fbclid=3216546, o resultado da variável será https://seusite.com.br?fbclid=3216546, ou seja, uma URL limpa.
Se você quiser permitir todos os parâmetros menos os presentes na lista, basta trocar > 1 por == 1 na linha de configuração do código.
Importante destacar que o código apresentado foi feito pensando na maior compatibilidade de navegadores e fins didáticos, deixando algo mais simples de entender. Hoje existem formas mais modernas de se fazer e manipular os parâmetros de URL, como o URLSearchParams, e deixo como dica de estudo.
Outro ponto importante é que o site ainda receberá todos os parâmetros e a variável será usada apenas no envio de uma URL mais limpa para o Google Analytics e outras ferramentas.
Enviando URL limpa para o Google Analytics
Com a variável de URL limpa pronta e sem parâmetros indesejados, basta alterar sua tag do Google Analytics 4 e enviar o parâmetro de evento page_location com o novo valor tratado, substituindo o valor completo original.
Depois é só usar o Tag Assistant para testes ou ver o resultado em tempo real no Google Analytics 4. No card de eventos basta clicar em page_view, parâmetro page_location.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!