Como rastrear tráfego de QR Code com Google Analytics (GA4)
Aprenda a rastrear o tráfego do seu site com origem de QR Code (Código QR) utilizando Google Analytics Universal e 4 (GA4), através de links de campanha.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você tem um site e está divulgando o conteúdo dele através QR Code (Código QR) em redes sociais, comerciais de TV ou panfletos físicos, com certeza precisa medir o tráfego gerado.
Quando falamos de mensurar audiência e tráfego de um site, com certeza o Google Analytics é a ferramenta mais usada, e por ela é possível acompanhar os acessos gerados por QR Code.
▶ Se preferir, acesse "Como rastrear tráfego de QR Code com Google Analytics" no YouTube.
Qualquer divulgação de conteúdo está relacionada com uma landing page, ou seja, a página que o usuário terá acesso do seu site ao utilizar o Código QR, e nessa página normalmente se faz a venda ou qualquer outra forma de conversão.
Como exemplo prático, imagine uma campanha para divulgar esta página que estamos:
https://ayltoninacio.com.br/blog/como-rastrear-acessos-de-qrcode-com-google-analytics
A única forma de divulgação desta página será por panfleto físico, colocado na Loja do Zé, uma loja de produtos de informática. O panfleto terá um resumo do conteúdo e um QR Code para a pessoa acessar.
Montar o QR Code é um processo muito simples, basta copiar o link acima e colocar em uma das diversas ferramentas disponíveis na internet que fazem esse trabalho.
O problema é que criar o QR Code com o link original não irá identificar a origem do tráfego no Google Analytics, por isso precisamos adicionar alguns parâmetros com o URL Builder.
Você pode testar agora o QR Code do nosso panfleto apontando a câmera do seu celular. Ele irá levar para a nossa landing page, mas o link possui alguns parâmetros.
https://ayltoninacio.com.br/blog/como-rastrear-acessos-de-qrcode-com-google-analytics?utm_source=lojadoze&utm_medium=qrcode&utm_campaign=Tutoriais2021
Os parâmetros dizem para o Google Analytics a origem do acesso quando a pessoa usa o QR Code. Eles não modificam o comportamento da página e são transparentes para o usuário.
O utm_source=lojadoze diz a origem do tráfego, ou seja, lojadoze. Poderia ser algum programa de TV como BBB ou Master Chef, ou ainda alguma rede social.
Já o utm_medium=qrcode diz a mídia de origem do tráfego, ou seja, qrcode. Poderia ser CPC, banner ou email, para alguma divulgação em email marketing.
Importante destacar que não existe no momento uma forma recomendada pelo Google para a definição de tráfego por QR Code. Se você tem várias mídias usando esse recurso, poderá definir o utm_medium com tv_qrcode, internet_qrcode ou panfleto_qrcode, por exemplo.
Por fim temos o utm_campaign=Tutoriais2021 que diz o nome da campanha, ou seja, Tutoriais2021. Poderia ser qualquer nome para identificar a sua campanha de marketing em todos os canais de comunicação.
Ainda sobre a falta de padrão no momento, é comum encontrar profissionais de tráfego usando o utm_campaign para rastrear acessos por QR Code. Se você estiver fazendo uma campanha de marketing somente para acessos desse tipo, pode ser uma boa opção para você.
Como recurso opcional de rastreamento, temos o parâmetro utm_content que pode ser utilizado na URL para identificar origem por diferentes versões de um mesmo anúncio.
Do ponto de vista lógico, ele pode ser interpretado como melhor opção para rastrear tráfego de QR Code. No nosso exemplo de panfleto na Loja do Zé, o link poderia ser feito com:
https://ayltoninacio.com.br/blog/como-rastrear-acessos-de-qrcode-com-google-analytics?utm_source=lojadoze&utm_medium=panfleto&utm_campaign=Tutoriais2021&utm_content=qrcode
O problema é que a análise de dados fica mais fácil com as dimensões Origem e Mídia, que são alimentadas por utm_source e utm_medium, então você deve analisar a melhor abordagem para o seu caso, pensando principalmente na análise futura dos dados coletados.
Você pode gerar os links de divulgação das suas landing pages com os parâmetros de rastreamento usando o URL Builder do Demos and Tools.
Com os acessos dos usuários entrando, no Google Analytics Universal você pode conferir o resultado no relatório de Aquisição (Origem/Mídia e Campanha).
Já no Google Analytics 4, você pode conferir os dados de diversas formas, entre elas usando o Explorações com a dimensão Origem / Mídia e as métricas desejadas.
Agrupamento Padrão de Canais
A análise do tráfego é feita normalmente analisando as dimensões Origem e Mídia, que são identificadas automaticamente pelo Analytics ou através dos parâmetros UTMs como vimos até agora.
No Google Analytics Universal e 4, temos o Agrupamento Padrão de Canais, e essa dimensão pode ser utilizada na análise do tráfego. São regras internas que analisam os parâmetros do tráfego, principalmente Origem e Mídia, e encaixam em valores agrupados.
Por exemplo, um acesso feito através de uma busca no Google, terá por padrão a origem igual a "google" e a mídia igual a "organic". Com esses dados, o tráfego será encaixado no Canal Padrão Organic Search.
No Google Analytics Universal, você pode ir em Administrador > Grupos de Canais para criar um novo Canal Padrão chamado "QR Code" e criar regras para analisar os parâmetros Mídia (utm_medium) ou Conteúdo do Anúncio (utm_content) em busca de "qrcode", em caso positivo o tráfego será encaixado nesse novo Canal Padrão. Já no Google Analytics 4, em julho de 2021 ainda não era possível editar o Grupo Padrão.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!