Como trackear cliques no botão do WhatsApp com GA e GTM
Aprenda nessa aula em vídeo a rastrear e analisar os cliques no botão do WhatsApp do seu site com Google Tag Manager, Google Analytics 4 (GA4), Google Analytics Universal e Tag Assistant.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você tem um site com botão do WhatsApp e usa o Google Analytics com Tag Manager para monitorar o tráfego, com certeza já pensou na seguinte pergunta: de todos os usuários que acessaram meu site no mês atual, quantos clicaram no botão do WhatsApp?
Considerando que o botão de WhatsApp do seu site é feito como na grande maioria, ou seja, um link que ao receber o clique abre o WhatsApp Web no navegador se o usuário usar computador ou entra diretamente no App se o usuário estiver usando celular, podemos fazer um rastreamento de Clique em Link Externo.
Um Link Externo no seu site é aquele que leva o usuário para um domínio diferente do seu site. Por exemplo, o clique no botão do WhatsApp leva para o seguinte endereço na web:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5519999999999&text=Texto%20aqui
O Google Analytics 4 já faz o rastreamento de links externos automaticamente com as métricas otimizadas, sendo necessário apenas fazer a análise dos dados coletados, filtrando pelo link da URL de destino para "olhar" somente os recebidos para o link do WhatsApp. Já no Google Analytics Universal é preciso criar um evento personalizado para coletar os cliques em links externos.
Neste tutorial será apresentado como criar o evento personalizado para o Google Analytics Universal usando o Google Tag Manager. Esse evento irá coletar todos os cliques em links externos.
No final será feita a análise dos dados nas duas versões do Google Analytics para descobrir a resposta para a pergunta apresentada no começo deste tutorial.
Como o processo de rastreamento e análise dos cliques é feito em muitas etapas, será mais produtivo para você acompanhar este tutorial em vídeo.
▶ Acesse "CAPTURE os cliques no WHATSAPP do site com TAG MANAGER" no YouTube, com muito mais detalhes.
Os assuntos que serão tratados no vídeo são:
- Google Analytics (GA4 e GAU)
- Google Tag Manager
- Google Tag Assistant
- Variáveis do evento automático
- Rastreamento de links externos (outbound links)
- Eventos do GA
- Dimensão secundária no GA Universal
- Dimensão personalizada no GA4
- Hub de Análise no GA4
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!