Como unificar URLs de páginas no Google Analytics
Aprenda como configurar o Google Analytics para unificar duas ou mais URLs de páginas parecidas em apenas uma, criando assim uma versão agrupada de dados e que facilita a análise.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você tem um site com muitas páginas, algumas delas dinâmicas, e usa o Google Analytics para acompanhar o tráfego, provavelmente já entrou nos relatórios de análise dessas páginas e encontrou muitas parecidas, algo como o exemplo a seguir:
/venda/sucesso/654 (1 pageview)
/venda/sucesso/267 (1 pageview)
/venda/sucesso/236/8695 (1 pageview)
Você pode analisar essas páginas de maneira separada (um pageview para cada e total de 3), que é o comportamento padrão, mas pode também querer fazer uma análise agrupada de vendas, ignorando os números de identificação e considerando as 3 URLs como uma só.
▶ Se preferir, acesse "Como unificar URLs de páginas no Google Analytics" no YouTube.
O Google Analytics fornece filtros e segmentos que você pode aplicar para fazer a análise agrupada, mas se você trabalha com muitos dados e precisa otimizar o processo, é possível "unificar" as 3 URLs parecidas em apenas uma em todos os relatórios.
/venda/sucesso (3 pageviews)
Fazer a unificação das URLs é muito útil para diminuir a quantidade de dados nos relatórios do Google Analytics, deixando as análises mais rápidas, e também facilitando a configuração de alguns recursos, como metas, por exemplo.
Como agrupar URLs de páginas com Filtro de Vista
O primeiro passo é criar uma nova Vista no administrador do seu Google Analytics chamada "Dados Unificados". Dessa forma você preserva a Vista padrão com todos os dados originais do site e cria essa nova Vista, com uma visão agrupada dos dados desejados.
Selecione a nova Vista criada e clique em Filtros. O objetivo desse recurso, como o nome diz, é filtrar os dados logo na coleta, dessa forma eles são destrutivos. Configure o novo filtro com os dados a seguir:
- Tipo Personalizado
- Selecione Pesquisar e Substituir
- Selecione URI de Solicitação no Campo de Filtro
- Em Pesquisar String coloque /venda/sucesso/.*
- Em Substituir String coloque /venda/sucesso
No nosso exemplo, o filtro Pesquisar e Substituir vai sempre verificar a URL da página acessada. Se o começo dela for com /venda/sucesso, automaticamente a URL será convertida para apenas /venda/sucesso em todos os relatórios do Google Analytics, sem os números de identificação.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!