Como usar público-alvo do Analytics 4 com Ads e remarketing
Aprenda como vincular o Google Analytics 4 (GA4) ao Google Ads para usar os públicos-alvo criados por você como segmentos para anúncios pagos de remarketing
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você usa o Google Analytics 4 (GA4) para analisar o tráfego do seu site, e o Google Ads para fazer anúncios pagos nos produtos do Google, pode e deve vincular as duas ferramentas para ter algumas vantagens, entre elas fazer remarketing de acordo com público-alvo.
Um público-alvo do Google Analytics é um grupo dinâmico de usuários que acessaram seu site e atendem alguns critérios, como por exemplo, os que viram determinada página, mas não compraram. É dinâmico porque o usuário que faz parte de um público hoje, amanhã poderá não fazer mais.
Você pode criar vários tipos de público-alvo e usar como filtros de análise e comparações dentro do próprio Analytics, mas se vincular ao Google Ads com a publicidade personalizada ativada, automaticamente terá esses públicos para fazer remarketing em anúncios pagos.
Por exemplo, é possível exibir anúncios específicos em sites parceiros para pessoas que acessaram seu site e são de determinado público-alvo, como as pessoas que acessaram determinada página e não compraram, ou as que assistiram determinado vídeo.
Vamos analisar aqui como trabalhar com tudo isso de forma bem simplificada e objetiva.
Como vincular Google Analytics 4 (GA4) e Google Ads
O primeiro passo é vincular as duas ferramentas seguindo os passos a seguir:
- Acesse o Administrador do Google Analytics 4 (GA4)
- Selecione sua propriedade
- Procure por Vinculações de produtos
- Clique em Google Ads
- Clique em Vincular
- Selecione a conta do Ads desejada
- Preencha as configurações e salve
Lembrando que seu email de login deve ter permissões para acessar GA e conta de anúncios do Ads.
Como criar público-alvo no Google Analytics 4 (GA4)
O próximo passo é criar seus públicos-alvo no GA seguindo os seguintes passos:
- Acesse o Administrador do Google Analytics 4 (GA4)
- Selecione sua propriedade
- Clique em Públicos-alvo
- Clique em Novo
- Selecione personalizado ou baseado em algo pronto
- Selecione os critérios desejados de inclusão ou exclusão de usuários
Importante que seu site tenha tráfego para os critérios escolhidos.
Na configuração é possível, por exemplo, incluir todos os usuários que acessaram a página "/cursos" que não enviaram o evento de compra "purchase". Isso temporariamente, pois a compra pode acontecer a qualquer momento, e assim que acontecer o usuário não fará mais parte do público.
Como usar os públicos-alvo do Analytics no Ads
Com as contas vinculadas e públicos-alvo criados, dentro de um ou dois dias esses públicos aparecerão na sua lista dentro do Google Ads. É só ir em Ferramentas, gerenciador de público-alvo e clicar em públicos, segmentos ou mesmo criar novo para puxar automaticamente com base nas atividades do seu site.
Na imagem anterior temos alguns públicos-alvo para usuários que acessaram conteúdo (artigos ou tutoriais) de Analytics ou Data Studio no site, mas não fizeram compras. Depois temos esses públicos sendo usados como filtros de segmentação para campanhas de display do Ads e remarketing.
Tudo isso foi bem superficial, mas espero que seja o ponto de partida para você usar esses recursos que podem aumentar e muito seus resultados com campanhas e análises.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!