Entenda sobre OLAP, OLTP e cubos analíticos
Entenda o que são e o que significam os termos OLAP e OLTP, e também como funciona e para que serve um cubo analítico.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Gerenciamento de dados
E aí pessoal, bora lá pra mais um post! Hoje eu vou falar sobre alguns conceitos importantes pra quem trabalha com business intelligence, análise de dados, ciência de dados e áreas relacionadas.
A ideia é explicar qual a diferença entre OLAP e OLTP, e depois falar de cubos analíticos. Ao finalizar a leitura, você vai estar pronto pra trabalhar com tudo relacionado de uma forma mais clara e objetiva, além de colocar a mão na massa em outros artigos e tutoriais práticos que vou publicar aqui no meu site.
O que é um OLAP?
OLAP, que significa "Online Analytical Processing", é um conjunto de tecnologias, ferramentas e atividades que permitem a manipulação e análise de dados sob diversas perspectivas diferentes, de forma rápida, consistente e interativa.
Bom, pra comparar, olha só o que temos no Wikipédia:
"OLAP (Online Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas."
Pra ficar mais fácil de entender, imagine você sendo um gestor, diretor ou executivo de negócios que precisa tomar decisões importantes com base em informações estratégicas. Até aí tudo bem certo? Mas como você vai acessar as informações que tanto precisa para tomar as suas decisões?
Da situação anterior nasce a necessidade de trabalhar com OLAP, ou seja, tecnologias e ferramentas utilizadas para fazer o processamento analítico em tempo real dos dados, e te oferecer a capacidade de fazer análises de forma rápida e interativa.
Que tal saber quantas vendas sua empresa fez no mês? Ou então saber as vendas do mês, mas só de uma determinada região. Ou melhor ainda, saber as vendas do mês, mas que foram efetudas aos finais de semana. Ou ainda, essa é boa hein, saber as vendas do mês feitas em dias de chuva.
Analisando as possibilidades apresentandas anteriormente, pode ter certeza que é disso que você precisa! Analisar dados sobre um determinado assunto e através de perspectivas diferentes, fazendo cruzamentos de dados e com isso extrair informações estratégicas. Então seja bem-vindo ao mundo OLAP.
O que é OLTP?
OLTP, que significa "On-line Transaction Processing", é o conjunto de tecnologias, sistemas e atividades que tornam possível o processamento e armazenamento de transações rotineiras, ligadas diretamente com operações e processos.
Mais um vez, vamos olhar o que temos no Wikipédia:
"OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real) são sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional."
Pra ficar bem claro, imagine os sistemas e operações de um banco, onde a cada segundo são feitas diversas transações como saques, depósitos, consultas, transferências, entre várias outras. O grande objetivo é processar e armazenar tudo isso em tempo real, com foco 100% operacional, isso é OLTP.
O que é um cubo OLAP?
Agora que você já sabe as diferenças entre OLTP e OLAP, chegou a hora de entender o que é e como funciona um cubo analítico, ou seja, com foco total em análise de dados e extração de informações estratégicas.
Um cubo OLAP é uma estrutura de dados montada de forma multidimensional, e que proporciona uma rápida análise de valores quantitativos ou medidas relacionadas com determinado assunto, sob diversas perspectivas diferentes.
Antes de prosseguir, o nome cubo é apenas uma forma de dizer que os dados podem ser visualizados de diversos ângulos, da mesma forma que um cubo real, que você pode pegar e girar em várias direções, conseguindo visões diferentes. Na prática, ele é um "tabelão" físico ou virtual, com medidas e dimensões.
Imagine novamente o assunto "vendas", onde você quer saber tudo sobre a quantidade, margem de lucro, entre outras coisas relacionadas. Olhando somente para a quantidade de vendas, é natural também que você queira aplicar alguns filtros e identificar, por exemplo, qual o produto mais vendido em determinada região.
Analisando o exemplo anterior, você tem o assunto do cubo que é "vendas". Você também tem a medida principal, que é a "quantidade de vendas" e por fim, você tem "produto" e "região", que são as dimensões.
Confira também aqui no meu site como criar e alimentar um cubo OLAP físico no MySQL, de um jeito bem tranquilo.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!