GitHub ou GitLab, qual plataforma escolher?
Conheça um pouco mais sobre repositórios de projetos para controle de versão com as plataformas GitHub e GitLab.

PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Fala pessoal, tudo certo? Vamos falar hoje de controle de versão e repositórios de projetos, comparando os mais conhecidos hoje, GitHub e GitLab. Você trabalha com algum outro? Deixe seu comentário pra apimentar o post.
Se você é novato em controle de versão, eu sugiro que você pesquise sobre o Git, ferramenta base para os repositórios GitHub e GitLab que vamos tratar aqui. De qualquer forma siga no post que vou explicar separadamente cada coisa.
Git
O Git é um sistema de controle de versão distribuído, muito utilizado pela turma de desenvolvimento web, mas pode ser usado pra controlar alterações em qualquer arquivo.
Os repositórios armazenam os arquivos que são controlados e é aí que entram as plataformas GitHub e GitLab. Aqui no post vou falar sobre algumas coisas que vão te ajudar na hora de escolher uma delas.
GitHub
O GitHub é uma plataforma de hospedagem de repositórios com milhões de usuários no mundo e eu sou um deles, fã antigo do serviço que sempre me ajudou bastante. Espero utilizar por muito tempo ainda, mesmo se tratando agora de um produto Microsoft, o que gera ansiedade na comunidade de desenvolvimento que está esperando pra ver o que vai acontecer.
Hoje o GitHub tem uma cara de rede social, mas claro, voltada para desenvolvedores. E isso é muito bacana, pois ajuda na troca de conhecimentos entre os membros, através de diversos recursos voltados pra deixar tudo bem interativo.
GitLab
O GitLab é mais novo que o GitHub, mas já conta também com milhares de usuários, inclusive empresas gigantes, como a NASA, por exemplo. O projeto é open source e conta com diversos colaboradores, entre eles alguns brasileiros.
Em 2015 o GitLab recebeu uma turbinada financeira da Khosla Ventures, algo em torno de 4 milhões de dólares, e isso vem trazendo ótimos recursos que fazem do GitLab uma ótima alternativa ao GitHub.
O que GitHub e GitLab tem em comum?
As funcionalidades de ambas plataformas são bem amplas e não é o foco do artigo falar sobre isso, mas posso citar características que você vai encontrar nas duas:
- Pull request
- Edição de código inline
- Revisão de código
- Issue Tracking
- Autenticação de 2 fatores
- Fork / Clone de repositórios
- Gerenciamento de permissões
- API
Importação e exportação
Aqui existem algumas diferenças e essas atividades são muito utilizadas por todos, sendo assim vale a pena destacar que o GitHub faz importação de sistemas como Git, SVN e Mercurial, já o GitLab pode importar de outros serviços como do Google Code, Bitbucket e GitHub.
Sobre documentação, o GitLab ganha um pouco, pois conta com muito conteúdo que ajuda na hora de trabalhar com importação e exportação, além de permitir exportar dados como Wiki, webhooks, comentários e milestones.
O GitHub é mais restritivo e pelo jeito vai continuar assim, depois que foi comprado pela Microsoft, mas vamos aguardar novos capítulos.
Quanto pagar pelas plataformas?
O GitHub oferece um plano gratuito que permite a hospedagem ilimitada de repositórios públicos com capacidade de clonar e fazer fork, agora se quiser algo privado, esquece isso.
Já o GitLab permite 10 usuários contribuindo em projetos ilimitados públicos e privados, com 1GB de limite, e isso é algo que deve ser analisado.
Se você quiser mais capacidade, então terá que pagar. A hospedagem pode ser no seu servidor ou nos deles. No GitHub, o valor fica em torno de 99 dólares por mês e por usuário, já no GitLab existem planos que vão de 7 dólares até aproximadamente 20, mas claro, tudo isso é bem dinâmico e você deve ficar conferindo a situação de planos e preços.
Mas e então, qual escolher?
As duas plataformas são ótimas escolhas pra ir muito além do controle de versão, oferecendo recursos bem parecidos, mas com propostas diferentes.
O GitHub se destaca em alta disponibilidade e desempenho de coisas básicas, com ótima capacidade de integração com ferramentas de terceiros.
Já o GitLab deixa todos os recursos em plataforma única e integrada, além de contar com ótima arquitetura de experiência do usuário, deixando a utilização mais agradável.
Se você quer algo open source, vá de GitLab, agora se o seu projeto é de código aberto, com certeza o GitHub será a melhor escolha, mas a decisão é sua.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!