Como mensurar pesquisas internas do seu site com Google Analytics
Aprenda nessa aula a integrar o recurso de pesquisa interna do seu site com o Google Analytics para entender o comportamento do usuário e analisar as palavras-chave mais utilizadas.

PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Este conteúdo é sobre as propriedades do Google Analytics Universal (GAU ou GAv3).
E aí turma, hoje o assunto é Pesquisa Interna, recurso que está presente em alguns dos sites publicados na internet e que facilita e muito a vida do usuário na hora de encontrar o conteúdo que deseja.
Um bom site conta com uma boa arquitetura da informação, que define exatamente a estrutura das páginas e a navegação que o usuário deverá fazer para encontrar o que deseja, e uma caixa de pesquisa ajuda ainda mais na busca de conteúdo.
O objetivo deste post é mostrar na prática como configurar o Google Analytics para monitorar os termos utilizados pelos usuários do seu site em buscas internas e assim entender se o recurso de pesquisa é bem utilizado ou não.
Se preferir, acesse o tutorial em vídeo: Como mensurar pesquisas internas do seu site com Google Analytics. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
O site utilizado
Neste post eu vou utilizar meu próprio site como exemplo de pesquisa interna. Existe no canto superior uma caixa de pesquisa, onde o usuário pode pesquisar usando uma ou várias palavras.

O resultado das pesquisas do site é uma página com uma lista de posts e cursos relacionados com a palavra-chave utilizada.

Importante observar a URL da página de resultado (/busca), que possui um Parâmetro de Consulta (termo) e seu Valor (html). Esses valores são necessários para fazer a configuração correta no Google Analytics.

Configurando a pesquisa interna no Google Analytics
No Google Analytics, você deve entrar em Administrador, escolher a Vista e clicar em Configurações da vista da propriedade.
Você terá acesso ao bloco de Configurações da pesquisa no site. Basta ativar o acompanhamento e colocar o Parâmetro de Consulta, que no meu caso se chama "termo", como explicado anteriormente.

Você pode colocar até 5 parâmetros, então verifique a estrutura de URL do seu site para saber quais parâmetros são utilizados para identificar as pesquisas internas pela URL.
Se o seu site permitir o refinamento das buscas por categoria, é possível ativar as Categorias da pesquisa interna e inserir os parâmetros de URL que fazem a indentificação. Por exemplo, a pesquisa HTML no meu site poderia ser refinada para exibir somente cursos, e não tutoriais. A URL seria algo como https://ayltoninacio.com.br/busca?termo=html&cat=cursos, então "cat" entraria em Categorias da pesquisa.
Analisando os relatórios
Com a configuração feita, o Google Analytics irá monitorar as pesquisas e transformar os dados em relatórios, que ficam disponíveis em Comportamento > Pesquisa Interna.
Para entender o relatório e suas métricas, nada melhor que um exemplo prático. Imagine que um usuário entre na Home do site e pesquise por "html". A página de resultado é exibida. Ele gosta do resultado e clica no tutorial "Como incorporar vídeos do YouTube e enviar eventos para o Google Analytics". Ele faz a leitura do tutorial e clica no banner que leva para a página de cursos. Pra finalizar, ele clica no link "Sobre mim", pra me conhecer melhor.
O resultado do relatório no Google Analytics será:

Sessões com pesquisa (Todas as sessões no período que o usuário fez pelo menos uma pesquisa interna).
Total de pesquisas exclusivas (Quantidade de pesquisas feitas durante a sessão, removendo duplicadas).
Visualizações de página dos resultados por Pesquisa (Quantas páginas de resultado o usuário precisa ver para achar o que está procurando).
Porcentagem de saídas de pesquisa (Quantas vezes o usuário pesquisou no seu site e saiu na sequência, deixando a impressão que não encontrou o que queria).
Porcentagem de refinamentos de pesquisa (Quantas vezes o usuário precisa fazer busca sobre busca para encontrar o que deseja).
Tempo depois da pesquisa (Tempo médio que o usuário fica no site depois de fazer alguma busca interna).
Média de páginas por visita (Quantas páginas comuns do site são visualizadas depois que o usuário faz uma busca interna).
Analisando as métricas e seus valores juntos com o exercício feito, podemos afirmar que:
- O usuário encontrou o que queria
- Precisou de apenas uma pesquisa
- Não precisou trocar de palavra (refinar)
- Precisou de apenas uma página de resultado
- Visitou 3 páginas depois da pesquisa
Vamos agora para um segundo exemplo prático. Imagine que um usuário entre na Home do site, depois acesse a página "Sobre mim" e na sequência volte para a Home, onde faz uma pesquisa interna por "css". A página de resultado é exibida. Ele analisa o resultado, não clica em nada e faz outra pesquisa, por "html". A nova página de resultado é exibida. Ele analisa o resultado e clica no botão "Ver mais". Uma nova página de resultado é exibida. Ele analisa, não clica em nada e sai do site.
O resultado do relatório no Google Analytics será:

Analisando as métricas e seus valores juntos com o exercício feito, podemos afirmar que:
- O usuário não encontrou o que queria
- Precisou de duas pesquisas
- Precisou de 3 páginas de resultados (3 / 2 = 1,5 por pesquisa)
- Precisou refinar a busca uma vez (1 / 3 = 33%)
- Saiu do site em 50% das vezes que pesquisou (1 / 2)
- Não visitou páginas
Essa é a análise básica do relatório de pesquisa interna, que já é um pouco complexa. Vou finalizar por aqui pra não ficar tanta coisa nesse seu primeiro contato.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!