O que é a Tag Global do Google Analytics
Aprenda em detalhes o que é a Tag Global de instalação do Google Analytics e como ela facilita a configuração de outras tags de produtos Google.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Este conteúdo é sobre as propriedades do Google Analytics Universal (GAU ou GAv3).
Se você tem um site e quer acompanhar o tráfego, comportamento do usuário e conversões, uma das melhores ferramentas para isso é o Google Analytics.
A configuração padrão do Google Analytics é bem simples. Você só precisa criar uma propriedade na ferramenta e o resultado será um código JavaScript de acompanhamento para instalar no seu site.
O código de acompanhamento da Tag Global do Google Analytics (gtag.js)
<!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-XXXXXXXXX-1"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());
gtag('config', 'UA-XXXXXXXXX-1');
</script
A Tag Global do Google Analytics é justamente o código de acompanhamento que deve ser instalado no seu site para que os dados de acesso sejam coletados e transformados em relatórios estratégicos.
O código é relacionado com um ID de propriedade único (UA-XXXXXXXXX-1). Se o seu site é feito com alguma plataforma pronta, muitas vezes a instalação já está pronta e só é necessário informar o ID.
Se você tem o Google Tag Manager instalado no seu site (sistema do Google que facilita a instalação de Tags), também poderá informar apenas o ID da propriedade.
A Tag Global do Google Analytics também é conhecida como gtag.js. Antes dela tivemos a Tag Universal, conhecida como analytics.js, e antes dessa tivemos o ga.js.
A Tag Universal ainda é muito utilizada, inclusive ela é carregada pela Tag Global e o Google Tag Manager também a utiliza na configuração do Google Analytics.
Vantagens da Tag Global (gtag.js)
A Tag Global do Google Analytics funciona como um contêiner de TAGs dos produtos Google. O grande objetivo é simplificar a instalação e integração com Google Ads, Tag Manager, Floodlight, entre outros.
Por exemplo, podemos utilizar a Tag Global anterior já instalada no seu site e aproveitar o contêiner para carregar outro ID de propriedade do GA e também um de conversões do Google Ads.
<!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-XXXXXXXXX-1"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());
gtag('config', 'UA-XXXXXXXXX-1');
gtag('config', 'UA-XXXXXXXXX-2');
gtag('config', 'AW-XXXXXXXXXX');
</script
Outro ponto importante da Tag Global (gtag.js) é sobre recursos dinâmicos e atualizações de recursos do Google, pois as liberações são feitas de maneira centralizada.
Por fim, vale lembrar que configurações de recursos avançados do Google Analytics, como os eventos, por exemplo, estão diretamente relacionadas com a Tag em execução. Sendo assim, consulte sempre a documentação oficial da Tag Global (gtag.js) para verificar possíveis diferenças.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!