Como configurar conversão no Google Analytics 4 (GA4)
Aprenda na prática a configurar suas conversões no Google Analytics 4 (GA4) com criação de eventos diretamente na interface da ferramenta.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Uma conversão no Google Analytics 4 é um evento de alto valor para o seu negócio, como uma compra ou preenchimento de formulário, mas pode ser qualquer evento, você só precisa informar.
Com o Google Analytics 4 configurado no seu site, você começa a coletar os dados sobre o tráfego através dos eventos, sendo alguns automáticos e outros não.
Por exemplo, quando o usuário acessa uma página, o evento page_view é coletado. Quando o usuário clica em um link externo, temos o evento click. Os dois são coletados automaticamente no GA4.
Agora, se no seu site existe um menu que precisa disparar um evento ao ser aberto, essa situação é muito específica e personalizada, portanto você irá precisar criar um evento.
Quando você define um determinado evento como conversão, diversos relatórios e métricas são preenchidos para ajudar a entender quais ações de marketing geram mais resultados.
É possível conferir, por exemplo, quantas conversões o site teve em determinado período para a campanha de marketing do verão ou todos os usuários que acessaram o site através do Facebook e converteram.
Conversão em página de sucesso
Vamos considerar como exemplo um site que tem formulário de cadastro do usuário ou compra. Com a ação realizada corretamente, é carregada uma página de sucesso.
Com o carregamento da página temos o evento page_view coletado, mas como isso acontece para todas as visualizações de páginas,
será necessário criar um evento específico chamado sign_up
.
No nosso exemplo a url de sucesso é https://ayltoninacio.com.br/retorno?cod=103
. É uma regra
bem simples, então o evento poderá ser criado diretamente na interface do GA4, sem alterar código no site
e sem regras no Google Tag Manager, que são outras duas formas de criar eventos.
Criando um evento pela interface do Google Analytics 4 para página de sucesso
- Acesse o Administrador do Google Analytics
- Clique em Eventos
- Clique em Criar Evento
- Coloque o nome do evento, ex: sign_up
- Nas condições, coloque event_name igual a page_view
- Nas condições, coloque page_location contém a URI, ex: /retorno?cod=103
Criando uma conversão no Google Analytics 4
- Acesse o Administrador do Gogole Analytics
- Clique em Conversões
- Clique em Novo Evento de Conversão
- Digite o nome do evento, ex: sign_up
Você também pode entrar no Administrador > Eventos e marcar como conversão qualquer evento já coletado.
Com todas as etapas concluídas com sucesso, aguarde alguns minutos e efetue o cadastro de teste no site. No Google Analytics entre no relatório de Tempo Real e confira o card de eventos e conversões.
Por fim, aguarde um dia e faça análises das conversões através do Explorador ou relatórios padrão. Por exemplo, através do relatório Conversões de Engajamento é possível ver a quantidade e cruzar com dimensões secundárias como a origem do tráfego.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!