Como usar o Analisar do Google Analytics (GA4)
Aprenda o que é o Analisar do Google Analytics 4 (GA4) e como usar para montar análises de dados cruzando técnicas, dimensões e métricas
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Nesta página: ● Como usar o Analisar ● Técnica Formato Livre ● Técnica de Coorte ● Técnica de Funil ● Técnica de Sobreposição de Segmentos ● Técnica de Caminhos ● Técnica de Análise de Usuários ● Técnica de Ciclo de Vida ● Compartilhamento ● Conclusão
O Analisar do Google Analytics 4 (GA4) é uma ferramenta avançada de análise de dados que permite o uso de várias técnicas, e cruzamento de dimensões e métricas.
Para quem trabalha com análise de dados, a ferramenta permite uma análise Ad-HOC, ou seja, com ela é possível ir arrastando dimensões e métricas e o resultado é exibido de forma dinâmica.
O Google Analytics (GA4) conta com diversos relatórios prontos. Por exemplo, se você quiser descobrir a quantidade de novos usuários que seu site teve e como eles chegaram, basta acessar o menu de relatórios e abrir Aquisição de Usuários. Mas e o Analisar, quando usar?
Os relatórios prontos são ótimos para quem está começando, mas se você quiser ir além na análise dos dados de um jeito mais avançado e profissional, terá que usar o Analisar (antigo Explorar / Hub).
Como usar o Analisar do Google Analytics (GA4)
O objetivo deste post é analisar o básico para começar com a ferramenta. Para uso avançado, fique de olho nas novidades do site ou confira o curso completo de Google Analytics 4.
Ao entrar no Analisar, o primeiro passo é escolher um modelo da nova exploração ou criar em branco. Um modelo irá iniciar uma análise já preenchida com uma técnica, métricas e dimensões.
Por exemplo, ao escolher o modelo Formato Livre, terá uma análise usando essa técnica que monta uma tabela com a dimensão Cidade nas linhas, dimensão Dispositivo em colunas e Usuários como métrica. Assim poderá descobrir as cidades com mais usuários por categoria do dispositivo.
Uma métrica é um número de algo que você deseja mensurar, por exemplo o Total de Usuários. Já uma dimensão é a perspectiva de análise, por exemplo Cidade.
Existem diversas métricas e dimensões disponíveis para usar na análise, basta clicar no ícone de Mais, Inserir e depois arrastar para os locais desejados.
Já no bloco da direita com a sua tabela de análise, é possível alterar o nome da aba "Formato Livre 1" para algo como "Usuários por Cidade" e poderá também adicionar novas abas com outras técnicas.
Por fim, em Configurações da Guia na parte inferior, é possível usar as dimensões e métricas em filtros. Por exemplo, eu poderia deixar na análise apenas as cidades com mais de 200 usuários. Eu poderia também excluir o (not set) que aparece.
Técnicas disponíveis no Analisar do Google Analytics (GA4):
A técnica é o método de análise para apresentar os dados. Por exemplo, Formato Livre é o padrão e faz uma apresentação em tabela ou gráfico (barras, mapa, rosca, disperção ou linhas). Já a Análise de Funil faz uma apresentação gráfica de etapas.
Técnicas de análise disponíveis no Analisar:
- Formato Livre
- Análise detalhada de coorte
- Análise detalhada de funil
- Sobreposição de segmentos
- Análise detalhada de caminho
- Análise de usuários
- Ciclo de vida do usuário
Formato Livre
Com a técnica de Formato Livre você pode utilizar tabelas, gráficos de rosca, gráficos de linhas e até mapa geográfico para representar suas métricas e dimensões.
Análise detalhada de coorte
Com a técnica Detalhada de Coorte você pode analisar o comportamento ao longo do tempo de um grupo de usuários que compartilham uma característica representada por dimensão, como a mesma data de aquisição, por exemplo.
Análise detalhada de funil
Com a técnica Detalhada de Funil você pode ver a jornada do usuário em etapas que devem ser concluídas até um objetivo final, e em quais etapas ocorrem desistências.
Por exemplo, é possível saber quantos usuários visualizam um produto, depois quantos adicionam ao carrinho, na sequência quantos começam o processo de pagamento e por fim, quantos efetivamente realizam uma compra.
Sobreposição de segmentos
Com a técnica de Sobreposição de Segmentos é possível criar subconjuntos de dados, por exemplo, pessoas que usaram celular para acessar o site, e então cruzar com outros segmentos (ex: idade), criando intersecção.
Análise detalhada de caminho
A técnica Detalhada de Caminho permite conferir as sequências de ações mais comuns dos usuários em gráfico de árvore. Por exemplo, é possível descobrir quais páginas são acessadas depois da inicial.
Análise de Usuários
Com a técnica de Análise de Usuários é possível selecionar um grupo, por exemplo, os da mesma cidade, e depois apenas um deles para analisar o seu comportamento, da aquisição até a última interação.
Ciclo de vida do usuário
A técnica de Ciclo de vida do usuário permite analisar o comportamento do usuário e seu valor ao longo do tempo como um cliente, normalmente que efetuam uma compra. Essa técnica é usada principalmente em ecommerce que captura o evento purchase (compra) com valores reais.
Compartilhamento
Ao terminar a sua análise, é possível compartilhar com outras pessoas ou ainda baixar em PDF, CSV ou Planilha Google. Essas ações estão disponíveis no canto superior direito.
Sobre o compartilhar, ele só está disponível para as pessoas que podem acessar a propriedade em questão. Sendo assim, você deve ir primeiro no Administrador do GA4 > Gerenciamento de acesso à propriedade.
Mantenha sempre atenção sobre quais pessoas podem acessar a propriedade e ver as análises salvas, pois facilmente é comum esquecer os compartilhamentos.
Conclusão
O Analisar do Analytics é uma ferramenta completa para criar análises avançadas e personalizadas. Se o seu objetivo é ir além dos relatórios comuns, ela será bem útil.
Além disso é possível salvar suas análises e compartilhar com outras pessoas, assim fica muito mais fácil trocar insights com colaboradores que ajudam na tomada de decisões.
O Analisar ainda conta com o sistema Ad-Hoc que permite o arrastar e solta de métricas e dimensões, recurso muito usado em outras ferramentas de análise de dados.
Se você quiser mais detalhes sobre o Analisar do Google Analytics e principalmente suas técnicas, não deixe de consultar a documentação oficial.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!