O que é o Google BERT e como ele afeta seu trabalho de SEO
O BERT é o novo algoritmo de pesquisa do Google que tem como objetivo entender melhor o que os usuários estão procurando.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
O Google está fazendo uma das maiores mudanças em seu sistema de busca dos últimos anos, e essa mudança, de acordo com o próprio Google, vai impactar uma em cada 10 páginas de resultados.
O Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), foi lançado no final de 2019 para buscas em inglês, mas em breve estará disponível para o mundo todo.
E qual o objetivo do BERT? Ajudar a entender as pesquisas de uma forma mais parecida com os humanos. E o que você precisa mudar no seu trabalho de SEO? Vamos analisar!
Como o BERT afeta seu trabalho de SEO?
Se você trabalha com SEO já há alguns anos, sabe que a evolução dos algoritmos do Google sempre teve um mesmo objetivo: entregar para o usuário o conteúdo mais relevante.
Já nós, geradores de conteúdo e desenvolvedores, sempre buscamos entender o funcionamento dos algoritmos para gerar conteúdo com maior probabilidade de aparecer bem classificado nas buscas do Google, muitas vezes usando práticas voltadas para robôs, esquecendo do ser humano.
Quem nunca fez conteúdo repetindo uma mesma palavra-chave "1000 vezes"? Quem nunca fez "Fazenda de Links"? Quem nunca colocou conteúdo oculto na página?
Pois é, o Google busca cada mais eliminar tais práticas voltadas para robôs, dando prioridade para o conteúdo de boa qualidade, e também, cada vez mais, entender com mais precisão o que o usuário busca e é nisso que o BERT trabalha.
Mas como o BERT "entende" melhor o que as pessoas procuram?
A resposta é Inteligência Artificial! Ele vai começar a usar menos a análise separada das palavras-chave pesquisas e usar mais a análise das palavras no contexto.
Vamos para um exemplo prático do próprio Google!
Em evento nos EUA, o Google apresentou como exemplo a seguinte busca: "pegar remédio com prescrição para outra pessoa". É bem provável que o usuário queira saber se ele pode comprar medicamento prescrito sem a presença do paciente.
Hoje, o algoritmo utiliza processamento de linguagem natural, então ele vai escolher palavras-chave como "remédio" e "prescrição", ignorando o contexto da dúvida. Os resultados serão serão sobre como fazer um pedido ou quais remédios exigem prescrição.
Com o Google Bert será possível analisar as palavras-chave no contexto, e também a sequência e a relação com palavras que não são chave, assim seria possível, no exemplo apresentado, entender que a busca é para saber se é possível pegar o remédio para outra pessoa.
E o trabalho de SEO, o que muda?
Se você gera conteúdo adotando as boas práticas mais recentes do Google, a resposta é nada, porque seus textos já são voltados para pessoas e não para agradar robôs.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!