O que é Google Tag Manager e como configurar
Aprenda o que é a ferramenta gratuita Google Tag Manager, para que serve e como fazer a configuração no seu site.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Tag Manager
E aí pessoal, hoje vou falar de mais uma ferramenta bem bacana do Google e gratuita, que é o Google Tag Manager, conhecido também como GTM ou Gerenciador de Tags do Google.
Se você tem um site, com certeza precisa medir o retorno que ele gera através de campanhas de marketing ou sobre acessos comuns, e nada melhor que fazer isso de uma maneira descomplicada.
Este tutorial é principalmente para quem não é programador e trabalha com marketing digital, gerenciando websites no dia a dia, e que precisa configurar ferramentas de um jeito simples, sem mexer com códigos.
O que é Google Tag Manager e para que serve?
O Gerenciador de Tags do Google é um sistema criado pelo Google para gerenciar tags JavaScript e HTML usadas por diversas ferramentas de rastreamento e análise em websites.
Se preferir, acesse o vídeo completo: O que é Google Tag Manager e como configurar. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
Para ficar mais claro, imagine que você precisa analisar os números gerados pelo seu site sobre acessos e comportamento do usuário, então é necessário utilizar o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta parecida.
Nessa hora, você vai precisar colocar um código no seu site, ou seja, abrir os arquivos, editar e subir no servidor, tarefa simples para um programador, mas que para você pode não ser.
Agora, para complicar um pouco mais, tenha em mente que se precisar de um recurso adicional ou utilizar outra ferramenta como Google AdWords ou Pixel do Facebook, mais códigos deverão ser inseridos.
A ideia do Google Tag Manager é facilitar a inserção e gerenciamento de todas essas tags, sempre precisar editar os arquivos do website toda vez que precisar de um novo recurso.
Como configurar o Google Tag Manager
O primeiro passo é acessar a ferramenta, então pesquise no próprio Google por Google Tag Manager em português para encontrar a versão mais atual.
Entrando no site, clique em Inscreva-se agora e faça o login com sua conta Google ou crie uma nova.
Na sequência, você terá que criar uma conta na ferramenta que normalmente representa sua empresa. Não confunda a conta do Google que você usa para logar com as contas dentro do Google Tag Manager.
A próxima etapa é configurar o contêiner, que como o nome sugere, irá armazenar todas as tags que você configurar.
O mais comum é colocar o nome do seu website e escolher a plataforma Web, mas você pode fazer o mesmo para aplicativos iOS ou Android, além de usar em páginas aceleradas para dispositivos móveis (AMP).
A última etapa é inserir o código do contêiner no seu site. Se você não for programador web, vai precisar de um, mas é somente nessa etapa, depois você ficará livre da gente :).
Com a configuração feita, tudo está pronto para adicionar tags, que são mais de 50 tipos disponíveis. Você pode começar configurando o Google Analytics através do Tag Manager neste outro tutorial.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!