O que é limite aplicado no Google Analytics 4: como corrigir?
Seus relatórios do Google Analytics (GA4) estão com Limite Aplicado? Isso é um problema? Aprenda o que é esse limite, quando ele pode aparecer e como corrigir.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de tráfego que se preocupa cada vez mais com a privacidade de dados dos usuários e segurança.
Existem diversos relatórios prontos e também o Explorador, que permite montar vários tipos de análises de dados. De qualquer forma, você pode receber um alerta de que um Limite do Google Analytics foi aplicado, ou seja, alguns dados não foram exibidos.
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O alerta de limite é através de um ícone de exclamação laranja posicionado na parte superior da tela.
Quando o Limite de Dados é aplicado
O Limite de Dados do GA4 impede que as pessoas que visualizam relatórios e explorações possam deduzir a identidade de alguns usuários específicos com base em interesses, informações demográficas ou outros indicadores. Na prática ele deixa de exibir alguns dados nos relatórios, esse é o Limite Aplicado.
Imagine um site com pouco tráfego e de somente algumas cidades bem pequenas relacionadas com seu negócio local. Se você fizer uma campanha focando nessas cidades e em cada uma apenas um usuário entrar no site, será possível deduzir a identidade de cada usando sua base de clientes.
O Google Analytics não permite configurar esse Limite de Dados e tudo é feito de forma automática, sempre com base em regras internas que utilizam aprendizado de máquina.
Sendo assim, se você estiver analisando dados de um período curto, com baixa contagem de usuários e com os Indicadores do Google ativados, usando ainda a Identidade do Relatório Misto ou Observado, existe uma grande chance da aplicação do limite. Mas o que é tudo isso?
Indicadores do Google
Os Indicadores do Google (Google Signals) permitem que o Google Analytics colete dados sobre o tráfego dos usuários além dos que são coletados em uma configuração padrão, oferecendo assim mais recursos como públicos-alvo entre dispositivos e insights.
Quando os Indicadores estão ativados, o Google Analytics coleta dados sobre as visitas do usuário e faz associação com as informações coletadas em outros produtos do Google em que ele está logado com sua conta. Isso é ótimo, por exemplo, para manter a jornada do usuário entre dispositivos diferentes.
O tráfego do usuário somente é associado quando ele permite isso nas configurações gerais da sua conta do Google através da ativação da Personalização de Anúncios.
Você pode ativar os Indicadores do GA4 no Administrador > Configurações de Dados > Coleta de dados.
Consulte a documentação oficial do Google Analytics para mais detalhes e regras de utilização.
Identidade do Relatório
A Identidade do Relatório determina quais métodos são usados para associar eventos a usuários que interagem com seu site usando vários dispositivos e plataformas.
Muitas vezes um mesmo usuário pode acessar seu site através de um computador no escritório e depois usando seu celular no conforto de sua casa. O Google Analytics 4 pode usar quatro métodos diferentes para para unificar os acessos no mesmo percurso do utilizador entre dispositivos:
- User-ID
- Indicadores do Google (Google signals)
- ID do dispositivo
- Modelação
A forma mais efetiva de garantir a jornada do usuário entre dispostivos é através do USER ID. Esse recurso usa a indetificação do usuário no seu site ou sistema (login) e envia para o Google Analytics. Isso funciona muito bem para sites que o usuário precisa se autenticar.
Sem o USER ID, a próxima tentativa é através dos Indicadores do Google. Na prática esse recurso não é muito efetivo, pois precisa da ativação no GA e permissão do usuário na sua conta do Google ativando a personalização de anúncios, e mesmo assim funciona apenas em alguns grupos de dados em sites com tráfego elevado. O Google pretende melhorar isso.
Por fim, sem o USER ID e Google Signals, o que resta se chama Client ID, um código exclusivo que fica armazenado em um cookie do navegador. Esse ID identifica o dispostivo, portanto o usuário precisa usar sempre o mesmo dispostivo para acessar o site e assim ter sua jornada, além de permitir o uso de cookies.
Existe ainda a Modelação que estima a atividade do usuário quando identificadores como cookies ou User-ID não estão disponíveis. O Analytics preenche esse vazio usando dados de usuários semelhantes que aceitam cookies da mesma propriedade para modelar o comportamento dos que recusam cookies.
Você pode ajustar qual método de associação o Google Analytics deve usar através do Administrador > Propriedade > Identidade do Relatório.
Como "corrigir" o Limite de Dados
Os Indicadores do Google e recursos como USER ID permitem cruzar os eventos de um mesmo usuário entre dispositivos, e quando associados com informações demográficas como a idade, podem ajudar a deduzir as identidades dos usuários quando existe pouco tráfego.
Ao mesmo tempo esses recursos podem ser fundamentais para a sua análise, portando desativá-los pode não ser uma boa ideia. A sua decisão deve ser tomada com base no que você precisa analisar e no impacto de um possível Limite de Dados.
Se você trocar a identidade do relatório para o baseado no dispositivo, não terá mais o Limite aplicado, mas também não terá as vantagens dos recursos para identificação entre dispositivos. Isso também pode aumentar os números nos relatórios, pois não terá unificação de dados de um mesmo usuário.
Antes de tomar qualquer decisão de configuração, procure pensar nas suas análises e das respostas que precisa encontrar, pois somente aumentar o período ou esperar alguns dias para a coleta de mais dados podem eliminar o Limite de Dados.
Você pode conferir mais detalhes sobre o Limite de Dados do Google Analytics 4 na documentação oficial.
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