O que é um link nofollow? E links sponsored e ugc?
Aprenda o que são links nofollow, sponsored e ugc, e como usar nas páginas do seu site para não perder pontos com o Google e outros buscadores
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Os links de um site são fundamentais para uma boa navegação e experiência do usuário, mas também para o trabalho dos robôs, como o do Google, que é rastrear o conteúdo e indexar a maior quantidade possível de páginas e mostrar no buscador.
Através dos links o robô vai de uma página para outra, analisando as palavras-chave, rastreando e descobrindo conteúdo novo no próprio site ou em sites externos, tudo de forma transparente.
Um link funciona como um voto para os buscadores como o Google. Se um amigo seu te indicar uma padaria, provavelmente você irá nela na hora de escolher entre uma e outra, pois você coloca confiança. Com links é igual. Além de ajudar na descoberta de conteúdo, com eles um site passa votos para outros.
Se o robô do Google encontrar um link no seu site que leva para o site do José, ele vai interpretar que seu site está dizendo que o site do José é bom, passando um pouco da sua força. Esses são os famosos backlinks para o site que recebe, fator importante para ganhar relevância. Mas e se o site do José não for bom, nem confiável e tiver vírus? O seu perderá pontos com o Google!
Então é fundamental que você identifique a natureza de determinados links do seu site, dando dicas para o Google entender melhor as ligações externas.
Links nofollow, sponsored e ugc
Antes de avançar, saiba que toda página é feita com códigos HTML que o navegador lê e transforma nos elementos que vemos na tela. Você pode conferir esses códigos fazendo CTRL + U ou pelo menu.
Um link é criado em uma página web com o seguinte código HTML:
<a href="https://sitedestino.com.br">Site do José</a>
Você pode conferir o código HTML de um link clicando com o botão direito do mouse e selecionando Inspecionar. O código HTML do link será exibido.
Por exemplo, você montou uma página no seu site com um link que leva para uma página de outro site,
visível assim para o usuário, mas você quer dizer ao Google e outros buscadores para não passar créditos
e votos de confiança, que seu site não tem relação de conteúdo. É aí que entra o nofollow
!
O que é um link nofollow?
Um link nofollow
(rel="nofollow"
) é aquele que liga para um site externo, mas indicando para os
robôs de mecanismos de buscas que não deve passar força, voto de confiança ou transmissão
de crédito que ajudam nas classificações em pesquisas.
Um link nofollow
deverá receber o atributo rel="nofollow"
:
<a href="https://sitedestino.com.br" rel="nofollow">Site do José</a>
Se você usa construtor de site, no momento de definir o link externo procure pela opção nofollow ou rastreamento. Se não existir terá que alterar o código HTML.
Antes um link nofollow
era ignorado pelo Google, mas hoje é tratado como
dica para ele estudar
as palavras-chave que levam para o destino, melhorando seu sistema de busca e identificação de links
artificiais.
Você também pode usar nofollow
nos links do seu site de anúncios ou patrocinados para evitar
possíveis penalidades de esquemas de links, mas para esses casos, hoje é recomendado usar o atributo rel="sponsored"
.
Se o seu site permite que o usuário publique conteúdo e coloque links, considere usar o atributo
rel="ugc"
nessas ligações para evitar problemas.
O que é um link sponsored?
Um link sponsored
(rel="sponsored"
) é
aquele que liga para um site externo através de anúncio ou propaganda. Como alguns desses tipos de sites são frequentemente
enquadrados em esquemas de links e práticas para enganar os sites de buscas, é importante indicar
para o Google os links do seu site dessa natureza.
O que é um link sponsored?
Um link ugc
(rel="ugc"
) é
aquele que liga para um site externo e que foi publicado por um usuário do seu site, caso ele permita isso,
como comentários, por exemplo. Como o destino do link poderá ser duvidoso, indique corretamente
com link ugc
.
Posso usar mais de um valor rel em um link?
Sim, você pode usar mais de um valor no atributo rel
de um link. Por exemplo,
um usuário publicou no seu site um link que leva para um anúncio. O código dele poderá ser:
<a href="https://sitedestino.com.br" rel="ugc sponsored">Site do Anúncio</a>
Considere também usar o nofollow
com os atributos ugc
e sponsored
para ser compatível com as versões anteriores de serviços que só aceitam nofollow
.
Dúvidas comuns sobre Links nofollow
O que é um link nofollow?
Um link nofollow
(rel="nofollow"
) é aquele que liga para uma página externa, mas sem indicar nenhum tipo de aprovação, incluindo a transmissão de crédito que ajuda em classificação nas buscas.
Como criar um link nofollow?
<a href="https://sitedestino.com.br" rel="nofollow">Site do José</a>
Para que serve o nofollow?
O atributo rel="nofollow"
, quando adicionado em um link, serve
para que o Google não passe créditos e votos de confiança do site de origem para o de destino.
O que é nofollow no Elementor / WordPress?
É o mesmo que em outros tipos de sites, ou seja, links que levam o usuário para sites externos, mas que o robô do Google não passa força e créditos que afetam nas classificações de buscas.
Como saber se o link é Dofollow?
Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o link e depois em Inspecionar. Se o código HTML do link
não tiver rel="nofollow"
, é um link dofollow, lembrando que por padrão todo link é dofollow.
Quando não é adequado utilizar Rel nofollow?
Não utilize nofollow
(rel="nofollow"
) em links internos ou el links externos
que você quer que o Google troque créditos, votos e relavância que afetam os resultados de pesquisa.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!