O que é um site otimizado?
Saiba quais os tipos de otimizações mais comuns e entenda como tirar proveito disso para fazer seu site dar o retorno esperado.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
E aí gente, vamos lá pra mais um post! Essa semana recebi uma mensagem de um leitor do meu site perguntando o que seria um site otimizado, então o objetivo deste post é justamente responder essa pergunta bem interessante.
Antes de mais nada, vale a pena falar sobre a palavra "otimizado", que é a mesma coisa que aperfeiçoado, aprimorado, potencializado, entre outras.
Gosto bastante da palavra "potencializado", então vou utilizar ela pra dar a minha definição para site otimizado, que é um site potencializado para cumprir um determinado objetivo, sendo assim, vou falar de quatro deles.
Site otimizado para buscas
Esse tipo de otimização é a mais conhecida na internet e recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization) ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca.
O grande objetivo é fazer com que seu site apareça bem posicionado nas pesquisas feitas no Google utilizando determinadas palavras-chave, isso na busca orgânica, onde não é necessário pagar.
Aqui no meu site você encontra muito conteúdo sobre otimização de sites para buscas e também sobre monitoramento, tudo pra melhorar a classificação e apresentação do seu site principalmente no Google.
Você também pode usar o campo de busca pra encontrar algum conteúdo específico sobre SEO. São vários posts sobre o assunto e um deles fala de Backlinks, vale a pena conferir.
Site otimizado para vendas
O tipo de otimização mais desejado na internet, pois é relacionado com vendas diretas, normalmente sendo feitas em lojas virtuais ou páginas de vendas para um produto específico.
Um site otimizado para vendas normalmente é otimizado para várias outras coisas, pois deve aparecer bem posicionado em pesquisas, ter um carramento rápido, ser acessível em dispositivos móveis, ter um sistema de navegação simples, além de contar com muito apelo comercial e visual, com muitos gatilhos mentais sendo utilizados na comunicação.
Site otimizado para celulares
Nos últimos anos esse tipo de otimização ficou muito conhecida graças aos smartphones, pois são cada vez mais populares e com acesso à internet. Segundo números de 2016 publicados pelo IBGE, em 92% dos lares brasileiros, existe pelo menos um morador com celular.
Sendo assim, hoje é necessário que os sites sejam otimizados para celular, através de layouts responsivos, onde o conteúdo se adapta ao tamanho da tela e também com velocidade no carregamento.
Outro tipo de otimização que vem ganhando força é a criação de páginas alternativas com carregamento acelerado específicas para celular, chamadas páginas AMP. Este ainda não é um requisito para o posicionamento nas buscas do Google, mas é importante já começar a trabalhar nisso.
Site otimizado para captação de cadastros
Esse tipo de otimização está cada vez mais presente na internet, pois através de sites preparados para captar cadastros "quentes", conhecidos como Leads, é possível iniciar um processo de vendas diretas ou indiretas através de funis.
Basicamente o site deve ter páginas de captação, também conhecidas como landing pages, onde existe um formulário para preenchimento. Esse tipo de página normalmente conta com apelo visual e psicológico para que a pessoa deixe seus dados.
Por fim, é necessário definir ações para a divulgação do site, que podem ser feitas em redes sociais e ferramentas Google. Podem ser utilizados anúncios pagos ou tirar proveito de um bom posicionamento nas buscas do Google, através de um trabalho de SEO.
Os exemplos acima são somente alguns e nada impede de você ter um site otimizado para mais de um objetivo.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!