O que é WCAG? Acessibilidade para conteúdo Web
Deixe seu site mais acessível seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WACG) da World Wide Web Consortium (W3C)
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Se você tem um site ou qualquer conteúdo na Web, com certeza quer que ele esteja disponível para a maior quantidade possível de pessoas, alcançando assim uma audiência satisfatória.
Cuidar da acessibilidade do seu site garante que pessoas com dispositivos diferentes e principalmente as portadoras de necessidades especiais possam acessar seu conteúdo.
Você sabe o que é WCAG?
A WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) é um conjunto de diretrizes sobre acessibilidade para conteúdos disponíveis na internet, que apresenta recomendações para tornar o conteúdo acessível aos usuários, principalmente portadores de necessidades especiais.
O conteúdo da WCAG é publicado e atualizado pela World Wide Web Consortium (W3C), que é um consórcio internacional em que organizações parceiras, equipe interna e o público trabalham juntos para criar padrões web.
São três níveis de recomendações
O Nível A (Prioridade 1) determina que os desenvolvedores e geradores de conteúdo web precisam satisfazer estes requisitos, caso contrário não será possível acessar o conteúdo web.
O Nível AA (Prioridade 2) determina que os desenvolvedores e geradores de conteúdo web devem satisfazer estes requisitos, senão os usuários terão dificuldades em acessar o conteúdo web.
O Nível AAA (Prioridade 3) determina que os desenvolvedores e geradores de conteúdo web podem satisfazer estes requisitos, pois irá facilitar o acesso ao conteúdo web.
Um exemplo de recomendação A é relacionado com os textos dos botões: "Os botões devem ter texto discernível que descreva claramente o destino, a finalidade, a função ou a ação dos usuários do leitor de tela."
Os princípios da WCAG
Para ajudar na aplicação das recomendações e entendimento, 4 princípios devem ser aplicados nos componentes do site, navegação e arquitetura da informação:
- Perceptível
- Operável
- Compreensível
- Robusto
Acesse a documentação completa da WCAG e não deixe de testar a acessibilidade do seu site com a ferramenta Lighthouse, que mostra possíveis erros e como corrigir.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!