O que é variável no Tag Manager (GTM) e como funciona
Aprenda o que é variável no Google Tag Manager, para que serve e como trabalhar com esse recurso através de um exemplo prático
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Tag Manager
Se você utiliza o Google Tag Manager no dia a dia para facilitar o trabalho de configuração de tags no seu site, provavelmente já usou alguma variável, e se não usou, logo logo irá usar.
Uma variável do Tag Manager permite armazenar um valor que normalmente é capturado no seu site e depois enviado para alguma tag, como o Google Analytics, por exemplo. Além disso, seus valores podem ser usados em testes condicionais para disparo de acionadores.
▶ Se preferir, acesse "O que são variáveis no Tag Manager e como funcionam" no YouTube.
Existem algumas variáveis que são incorporadas e você só precisar ativar, como a Page URL, que armazena o endereço completo da página carregada. Já outras o usuário precisa definir, como a Elemento DOM, que permite a coleta de algum dado visível ou não na página.
Vamos analisar o tipo de variável Page URL do contêiner Web na prática, assim fica mais fácil entender como ela funciona, servindo também como base de conhecimento para outros tipos.
Conferindo as variáveis do Tag Manager em execução
Antes de trabalhar com as variáveis, é importante conferir quais estão ativas e seus valores em cada momento de execução na jornada do usuário. Por exemplo, uma variável pode estar vazia ao carregar uma página, mas depois da interação do usuário com algum elemento, seu valor pode ser preenchido.
Você pode ver as variáveis disponíveis acessando o menu principal do Tag Manager e configurar alguma incorporada ou definir uma personalizada. Já o teste de execução da variável e seu valor pode ser feito clicando em Visualizar e executando o Tag Assistant.
O Tag Assistant abre seu site em uma aba do navegador e em outra ele exibe todo o histório de execução. Basta você interagir com o site e todas as ações serão registradas.
A variável Page URL normalmente está sempre disponível com o endereço da página carregada pelo usuário, mas outras podem ter seus valores preenchidos em momentos bem específicos que você seleciona no histório de execução.
Por exemplo, uma variável personalizada chamada "email" do tipo Data Layer fica com o valor "undefined" (indefinido) até que o site forneça na página de preenchimento específica, e então poderá ser usada.
Usando a variável Page URL do Tag Manager
A variável incorporada Page URL é usada para capturar o endereço completo da página carregada no site, e então esse valor pode servir como condição para um acionador.
Por exemplo, imagine um site de receitas com um campo de pesquisa para o usuário encontrar o que deseja. Sempre que uma pesquisa é feita, o usuário é redirecionado para a URL principal com o parâmetro "s" mais o texto usado. Ex: https://receitips.com.br?s=chocolate
Nosso objetivo é enviar um evento chamado "view_search_results_esp" para o Google Analytics. Importante lembrar o que o GA4 já coleta automaticamente o evento view_search_results com o termo pesquisado, mas queremos facilitar a contagem de vezes que os usuários pesquisam por certas palavras, assim não será necessário montar uma consulta no Explorador para chegar na quantidade de ocorrências.
Existem diversas formas de fazer isso, mas nosso objetivo aqui é montar algo bem simples que sirva como base de conhecimento para entender o funcionamento das variáveis.
Criando a tag de evento do GA4 no Tag Manager
Você deve selecionar a configuração padrão do Google Analytics 4 que utiliza ou informar o ID da Métrica manualmente, e depois preencher o nome do nosso evento.
A nossa Tag deve ser disparada sempre que acontecer uma exibição de página com https://receitips.com.br/?s= e uma das palavras "chocolate", "pudim" ou "bolo" na pesquisa.
As duas regras precisam ser verdadeiras para que a Tag seja executada. Repare também que utilizamos Expressão Regular RegEx usando pipe "|" com a lista de palavras.
Depois de tudo pronto, podemos clicar em Visualizar no Tag Manager para testar as configurações do GA4 com o Tag Assistant e conferir a execução da Tag ao pesquisar por pudim, por exemplo.
Já no Google Analytics, em Tempo Real, é possível conferir a coleta dos eventos relacionados com pesquisa interna no site, com view_search_results (padrão) e view_search_results_esp (personalizado).
Como mencionado no começo deste post, uma variável pode ser usada como testes condicionais em acionadores, mas também como envio de valores para tags. Basta utilizar {{nome_da_variavel}} sempre que quiser puxar o valor armazenado e usar nas suas configurações.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!