Looker Data Studio: origem de dados reutilizável ou incorporada?
Aprenda as diferenças entre as fontes de de dados reutilizáveis e incorporadas do Google Looker Data Studio para configurar corretamente seus dashboards.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Looker Studio
O Google Looker Data Studio é uma ótima ferramanta para a criação de dashboards dinâmicos, interativos e online, e que podem ser conectados em diversos tipos de fontes de dados.
Ao acessar ou criar um dashboard (relatório), você pode gerenciar todas as fontes de dados adicionadas através do menu Recurso. É possível remover, editar ou adicionar origens, e uma origem será do tipo Reutilizável e Incorporada. Mas quais as diferenças?
Antes de prosseguir, importante lembrar que uma origem de dados no Looker Data Studio é o mapeamento de campos e conexão com a sua fonte de dados, e seu dashboard pode ter mais de uma.
O que é Origem de dados Reutilizável?
Uma origem de dados reutilizável pode alimentar vários dashboards. Por exemplo, imagine que sua fonte de dados esteja no Google Planilhas. Você então criou uma origem de dados para essa fonte e criou também vários campos novos, com fórmulas e funções complexas.
A sua origem de dados será usada na criação de um dashboard para o departamento de vendas, mas o departamento de contabilidade também precisa de um dashboard que não será igual, mas terá como base a mesma origem de dados e campos criados.
Nessa situação, você pode então criar uma origem de dados reutilizável, que será usada como base para dois dashboards diferentes.
As origens reutilizáveis ficam disponíveis no menu Origens de Dados da tela inicial do Looker Data Studio, e se você quiser criar uma origem desse tipo, aproveite essa mesma tela com a opção Criar.
Como criar uma origem de dados reutilizável?
- Acesse datastudio.google.com e faça seu login
- Na tela inicial, clique em Criar > Origem de dados
- Escolha o conector e faça a conexão
- Confira os campos mapeados
- Defina o nome da origem
- (Opcional) Clique em Explorar para testar os dados
- (Opcional) Clique em Criar Relatório para montar um dashboard
- (Opcional) Clique em Compartilhar para que outros usuários ajudem no desenvolvimento da origem
Após a criação da origem de dados reutilizável, como visto anteriormente, não é obrigatório que um dashboard seja criado na hora. A sua origem ficará disponível na lista de origens de dados do painel inicial do Looker Data Studio para abrir quando necessário.
Se você quiser compartilhar um dashboard que usa origem reutilizável, fornecendo todas as permissões possíveis de edição, lembre-se que dashboard e origem devem ser compartilhados separadamente, pois são independentes, e essa é a desvantagem.
O que é Origem de dados Incorporada?
Uma origem de dados incorporada pode alimentar apenas um dashboard. Nesse caso ela fica "amarrada" e não pode ser compartilhada separadamente. Além disso, ela não aparece na lista de origens de dados da tela inicial do Looker Data Studio.
O principal objetivo desse tipo de origem é facilitar o compartilhamento do dashboard com outros usuários, pois não é necessário compartilhar a origem separadamente como acontece com a reutilizável.
Se você quiser converter a origem de dados em reutilizável, basta entrar no menu Recurso > Gerenciar fontes de dados e clicar em Tornar o conjunto de dados reutilizável.
Uma origem será incorporada se você iniciar a criação de um dashboard pela tela inicial do Looker Data Studio ( opção Criar > Relatório) e não usar uma origem de dados previamente configurada ou disponível em "Minhas fontes de dados", pois essas são reutilizáveis.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!