Origem de Tráfego em Tempo Real no Google Analytics 4
Aprenda como analisar a Origem de Tráfego (UTM_SOURCE) dos usuários do seu site em Tempo Real no Google Analytics 4 (GA4)
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
O Google Analytics, atualmente na versão 4 (GA4), permite que você acompanhe o tráfego do seu site em Tempo Real e também as atividades dos usuários assim que acontecem.
Neste post vamos focar em analisar as origens de tráfego (ex: google, facebook, direto...) de todos os usuários novos ou recorrentes em Tempo Real, e para isso vamos olhar para cada Sessão aberta. Saiba que uma sessão, de forma bem resumida, é o tempo que o usuário fica interagindo com o site.
Os principais cards do relatório de Tempo Real mostram:
- O número de usuários nos últimos 30 minutos (e por minuto)
- Usuários por origem, mídia, plataforma ou campanha: a origem pela qual o usuário foi adquirido pela primeira vez.
- Usuários ou novos usuários por público-alvo previamente configurados por você
- Visualizações por título de página ou nome de tela
- Contagem de eventos por nome do evento
- Eventos principais por nome do evento: quais conversões são concluídas
Embora o card de usuários por origem possa dizer algo sobre o que precisamos, ele não é completo. Primeiro porque ele mostra apenas as origens de tráfego para o primeiro contato do usuário com o site, e também porque o processamento dele pode ser lento, então vamos usar o card de eventos.
▶ Se preferir, acesse "Origem de Tráfego (UTM_SOURCE) em Tempo Real no Google Analytics 4" no YouTube.
Origem de tráfego em tempo real
Passo 1: Abra o seu relatório de Tempo Real do Google Analytics (GA4), considerando que você já tem o Analytics configurado no seu site.
Passo 2: Depois disso vamos olhar para o card que mostra a contagem de eventos por nome.
Importante sempre lembrar e saber que o Google Analytics 4 (GA4) funciona baseado em eventos. Ou seja, sempre que uma ação automática ou manual do usuário acontece, um evento pode ser coletado.
Por exemplo, quando o usuário visualiza uma página o evento page_view
é coletado. E sempre que o usuário
chega ao site pela primeira vez o evento first_visit
é coletado. E por fim, quando o usuário novo ou recorrente
chega ao site, uma sessão é aberta com o session_start
.
Passo 3: Cada evento tem parâmetros com detalhes sobre ele, inclusive a origem. Clique no
evento session_start
e depois em source
.
O Google Analytics pode demorar 24 horas para processar as origens, portanto nem todas aparecem em tempo real, então para análise mais íntegra use os relatórios fechados de Aquisição ou o Analisar.
Confira mais detalhes sobre Tempo Real do Google Analytics na documentação oficial.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!