Quais são os recursos do Google Analytics?
Confira uma lista completa com os principais recursos do Google Analytics 4 (GA4) que fazem dessa ferramenta a melhor opção para analisar o tráfego do seu site
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
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Atualmente na versão 4 (GA4), o Google Analytics é uma ferramenta completa e gratuita para você analisar o tráfego do seu site e jornada do usuário, da aquisição até a conversão.
Ao configurar a ferramenta no seu site, você já conta com os principais recursos automaticamente sem precisar de ações avançadas que poderiam exigir conhecimento técnico.
Quais são os recursos do Google Analytics?
Existem diversas funcionalidades no GA que vão te ajudar no dia a dia para entender melhor os seus usuários e mensurar o retorno sobre o investimento em campanhas de marketing.
Listamos alguns dos principais recursos disponíveis:
- Assistente de configuração e instalação
- Controle de acesso e usuários
- Instalação em websites e aplicativos
- Integração com Google Tag Manager para facilitar a configuração de coleta de dados
- Ajustes de coleta, retenção, importação e exclusão de dados
- Configuração em sites one page com base no histórico do navegador ou pageviews virtuais
- Configuração pelo lado do servidor com GTM Server Side
- Ajuste da coleta de dados com base em consentimento do usuário
- Personalização e criação de eventos
- Configuração em páginas AMP
- Definição de dimensões e métrica personalizadas
- Coleta automática de eventos como rolagem de tela, pequisa interna e vários outros sem programação
- Uso de API
- Teste de instalação e coleta de dados com Tag Assistant
- Identificação automática de origem do tráfego
- Identificação de parâmetros UTMs para atribuição manual de origem do tráfego
- Análise em Tempo Real
- Rastreamento de ações específicas do usuário e personalizadas
- Rastreamento de envio de formulários
- Rastreamento de interações em vídeos
- Vinculação de domínios
- Coleta de dados fornecidos pelo usuário
- Filtro de tráfego interno
- Agrupamento de canais padrão de origem do tráfego e atribuição de conversão
- Criação de público-alvo e segmentos
- Atribuição inteligente de origem das conversões
- Debug
- Integração com outras ferramentas como Google Ads, BigQuery e Search Console
- Diversos relatórios prontos sobre aquisição de usuários e tráfego
- Diversos relatórios prontos sobre engajamento do usuário
- Diversos relatórios prontos sobre monetização
- Configuração e análise de dados de comércio eletrônico
- Diversos relatórios prontos sobre dados demográficos
- Personalização de relatórios
- Compartilhamento de relatórios
- Filtros avançados de dados com Expressão Regular
- Configuração de propriedades do usuário
- Insights inteligentes e automáticos com base em inteligência artificial
- Detecção de anomalias
- Comparação de dados
- Diversos relatórios sobre publicidade, ROI e ROAS
- Análise avançada de dados AD HOC com o Explorador
- Configuração e análise de conversões
- Análise de dados por coorte
- Análise de dados por funil
- Análise de dados com sobreposição de segmentos
- Análise do ciclo de vida do usuário
- Configuração de USER ID para rastreamento entre dispositivos diferentes
Agora é com você iniciar os estudos com Google Analytics 4 e aprender na prática seus recursos. Aqui no meu site e no meu canal do YouTube você confere muito material sobre a ferramenta, da instalação no seu site até análises e configurações avançadas.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!