Qual a taxa de rejeição aceitável no Google Analytics?
Entenda como funciona a métrica taxa de rejeição do Google Analytics e descubra se existe o número ideal para o seu site.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
E aí turma, hoje o assunto é taxa de rejeição, um dos mais polêmicos dentro do Google Analytics, e com certeza você já se perguntou ou ainda se pergunta se seu site apresenta números aceitáveis.
A grande dúvida é sempre a mesma: qual o valor máximo ideal para a taxa de rejeição? O meu site está ruim? Vamos ver neste post se existem respostas para essas duas perguntas.
A taxa de rejeição
Antes de mais nada, é importante que você entenda como o Google Analytics calcula a taxa de rejeição.
Se preferir, tem o vídeo completo sobre taxa de rejeição aceitável ou ideal no Google Analytics aqui! Aproveite também para assinar o canal e ficar por dentro das novidades em texto.
A resposta é bem simples: uma rejeição é uma sessão de página única no seu site (um hit de interação).
Na prática, ocorre basicamente quando o usuário acessa apenas uma página do seu site, sem enviar mais requisições para o Google Analytics, tarefa que poderia ser feita através de eventos.
Por exemplo, imagine um site com um vídeo na Home e um evento configurado no botão Play. Se o usuário acessar apenas a Home sem clicar no Play, entra como rejeição, mas caso o usuário clique no Play, uma nova interação é feita e neste caso não é considerada uma rejeição.
Saiba mais sobre como configurar eventos no Google Analytics.
Se você quiser que um evento não afete o cálculo da TR, faça a configuração como Evento sem Interação.
O cálculo da taxa de rejeição é a quantidade de sessões de página (interação) única divida pela quantidade total de sessões.
Uma taxa de rejeição alta é ruim?
A resposta é muito simples: depende!
Se o objetivo do seu site for fazer com que o usuário navegue em muitas páginas, a resposta é sim.
Se seu site tiver apenas uma página, o famoso One Page, a resposta é não.
Se seu site for um blog muito bem otimizado para buscas e focado em resolução de problemas, a resposta é não.
Sendo assim, a TR aceitável é muito particular e de acordo com as suas regras de negócio.
Como comparar a taxa de rejeição com outros sites
Mesmo já sabendo as respostas sobre Taxa de Rejeição, se você tiver curiosidade, pode fazer comparações de mercado.
Através do relatório Comparativo de Mercado do Google Analytics, você consegue ter uma ideia se seu site apresenta números muito distantes, comparando com os dados de outros sites do mesmo setor.
Analisando um exemplo prático baseado em um site que publica posts sobre internet, que ficou com 50,98% de TR em um período, comparando com outros sites da categoria Internet and Telecom (59,76%), ele ficou com um número menor (e melhor) em 14,69%.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!