Usuários ativos, novos e recorrentes no Google Analytics 4 (GA4)
Aprenda as diferenças entre as métricas Total de Usuários, Usuários, Usuários Ativos, Novos Usuários e Usuários Recorrentes do Google Analtics 4 (GA4)
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Analisar a quantidade de usuários no Google Analytics 4 (GA4) pode ser bem desafiador ao encontrar as métricas Total de Usuários, Usuários, Usuários Ativos, Novos Usuários e Usuários Recorrentes.
É muito comum olhar para os números e pensar que eles não batem. Essa sensação é normal, pois as regras relacionadas com cada métrica permitem várias perspectivas de análises. Vamos entender isso de uma vez por todas na prática!
▶ Se preferir, acesse "Usuários ativos, novos e recorrentes no Google Analytics 4 (GA4)" no YouTube.
Se você acessar os relatórios de Aquisição de Usuários e Retenção no GA4, terá as métricas Usuários, Novos Usuários e Usuários Recorrentes.
Se você acessar o Explorador, poderá montar uma análise com as métricas Total de Usuários, Usuários Ativos, Novos Usuários e Usuários Recorrentes.
Vamos usar as imagens anteriores como exemplo, onde temos:
- Total de usuários no GA: 363
- Usuários ativos e usuários: 339
- Novos usuários: 305
- Usuários recorrentes: 65
Fazendo algumas contas simples, verá que os números "não batem". Vamos agora analisar todas as métricas para entender os motivos que confundem todos, pois esses números estão corretos sim!
Total de Usuários
O Total de Usuários do GA mostra a contagem geral de pessoas, mesmo que elas fiquem no site 1 segundo ou menos (acessos provavelmente "inúteis"), por isso esse número é maior e só é visto no Explorador.
Usuários ativos e usuários
As métricas Usuários e Usuários Ativos são a mesma. Elas exibem a contagem mais próxima do real, onde apenas acessos "úteis" são contabilizados e considerados engajados.
A inteligência artificial do GA4 analisa o tráfego e com base em regras internas consegue classificar um acesso como "inútil" ou "falso". Um exemplo disso é quando a pessoa entra na página, não espera carregar e fecha. Se o seu site estiver lento, isso pode acontecer.
Nestes casos, o acesso entra na contagem do Total de Usuários, mas não em Usuários Ativos.
O usuário somente será ativo quando tiver uma sessão engajada ou coletado o evento first_visit (first_open em apps), ou o evento engagement_time_msec que registra os tempos de engajamento entre as ações.
Saiba mais sobre as sessões do Google Analytics 4.
Novos usuários
Um usuário é considerado novo quando a data de aquisição, ou seja, primeira data de contato com o site, está dentro do período de análise.
Sempre que o usuário acessa seu site ou app pela primeira vez, o evento first_visit ou first_open é coletado, e com ele fica associado a data de aquisição.
Por exemplo, imagine um usuário que acessou seu site pela primeira vez no dia 01 (data de aquisição) e voltou no dia 03. Se você analisar os dados do dia 03, esse usuário não entrará como novo, mas se mudar o período para somente dia 01 ou 01 até 03, entrará, pois a data de aquisição está dentro do período analisado.
Usuários Recorrentes
Um usuário é considerado recorrente quando ele acessa o site mais de uma vez com sessões diferentes, fora ou dentro do período analisado, em um ou mais dias. Sendo assim, dependendo do período analisado, um mesmo usuário pode ser considerado novo e recorrente.
Imagine um usuário que acessou seu site no dia 01 e voltou no dia 03. Se você analisar os dados do dia 03, esse usuário entrará como recorrente, pois a data de aquisição dele está fora do período analisado.
Imagine outro usuário que acessou o site pela primeira vez no dia 04 de manhã e voltou no mesmo dia de noite. Se analisar o dia 04, esse usuário também será recorrente, pois abriu duas sessões no dia. Mas ele também será considerado novo, pois a data de aquisição está dentro do período analisado.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!