Cloudflare (CDN): como funciona, recursos e instalação
Aprenda o que é a Cloudflare (CDN) e como ela funciona para garantir mais segurança, desempenho e funcionalidades para o seu site.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
A Cloudflare é uma rede global que foi criada para tornar seus sites, APIs, serviços internos e aplicativos mais seguros, privados, rápidos e confiáveis. Ela também é conhecida como uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Entrega de Conteúdo), mas esse é apenas um dos vários serviços oferecidos.
Pensando somente na CDN, a Cloudflare pode fornecer o conteúdo do seu site através de diversos pontos espalhados pelo mundo, deixando o carregamento mais rápido, pois a entrega é feita pelo servidor mais próximo do usuário.
▶ Se preferir, acesse "Cloudflare (CDN): como funciona, recursos e instalação" no YouTube.
São muitos recursos que melhoram o desempenho, segurança e adicionam funcionalidades ao seu site de maneira dinâmica, sem precisar mexer na programação, ou seja, qualquer pessoa pode usar.
Imagine um site ou sistema web que não foi feito pensando em otimização, segurança e melhorias. Além disso, não existe documentação do código e mexer nisso seria uma grande aventura cara e demorada. Nesse cenário a Cloudflare pode ajudar, pois muitos pontos podem ser otimizados e funcionalidades adicionadas com apenas alguns cliques.
Como a Cloudflare funciona?
A Cloudflare funciona como uma camada de proteção e serviços intermediária entre seu site, API ou sistema web, e o servidor de origem contratado para a hospedagem. Para entender melhor, vamos analisar um cenário tradicional de um site sem a Cloudflare configurada e outro com ela.
Em um cenário sem a Cloudflare, você publica seu site em um servidor web que pode ser de vários tipos e fornecido por empresas de hospedagem de sites ou Cloud.
O seu usuário, para acessar seu site, entra em um navegador (ex: Chrome) e digita o endereço (seusite.com.br). Nesse momento, o pedido passa por vários servidores de nomes (DNS) e roteadores que fazem o mapeamento até o servidor de origem que possui um endereço IP (pode estar em outro país). Esse servidor recebe a solicitação, faz o processamento e retorna com a resposta (página web).
Já em um cenário com a Cloudflare, as requisições passam por ela, que pode aplicar todos os recursos configurados para só depois se conectar ao servidor de origem. Em alguns casos, ela nem precisa solicitar recursos do servidor de origem, pois tudo pode estar em cache (cópia) ou no Internet Archive.
Principais recursos da Cloudflare
A Cloudflare conta com diversos recursos (alguns gratuitos e outros pagos separados por planos) para proteger e acelerar seus aplicativos, APIs e sites em questão de minutos:
- CDN (Rede de Entrega de Conteúdo em mais de 100 países)
- WAF (Firewall de aplicativo da web)
- Proteção contra DDOS
- Gerenciamento de bots
- Análises de dados da web
- Otimização de imagens
- Distribuição por streaming
- Balanceamento de carga
- SSL (Conexão segura)
- DNS, DNSSEC e segurança de email
- Serviços Zero Trust
- Compactação e minificação de arquivos
- HTTP2 e HTTP3
- Sistema de cache
- Gerenciamento e regras de acessos
- Gerador e encaminhador de emails personalizados
- Otimização automática para WordPress
- URL AMP real
- Always online com cache ou Internet Archive
- Redirecionamentos de URLs
- Otimização de JavaScript
- Trocas automáticas assinadas
- Workers
- Regras de páginas
- Regras de transformação de URLs
- Modificações de cabeçalhos
- Websockets
- Geolocalização de IP
- Páginas personalizadas
- Proteção de Hotlink
- Obfuscação de Endereço de Email
- Scripts de terceiros a partir da nuvem
Como configurar a Cloudflare no site?
A configuração da Cloudflare no seu site é muito simples e rápida. O primeiro passo é acessar cloudflare.com, fazer seu cadastro e inserir o domínio (endereço) seu site.
A Clouflare irá fazer a leitura da zona DNS atual do site e solicitar a alteração dos Nameservers para algo como: algumnome.ns.cloudflare.com e algumnome.ns.cloudflare.com.
Os Nameservers (servidores de nomes) são responsáveis por mapear um acesso ao seusite.com.br para o servidor de origem. Com a mudança para os nameservers da Cloudflare, todas as requisições passarão por ela, funcionando como uma camada protetora e intermediária.
Essa alteração de DNS deve ser feita no gerenciador do seu domínio. Por exemplo, se você registrou o domínio do seu site diretamente no Registro.br, faça o login nessa ferramenta, acesse o domínio e coloque os dois servidores fornecidos na seção DNS, como na imagem a seguir:
Se você fez o registro do seu domínio em alguma empresa de hospedagem de sites, faça o login no seu painel administrativo e procure pela opção de alteração de servidores DNS.
Com a alteração de DNS feita, o processo de ativação pode demorar até 48 horas. Quando essa ativação for feita, a mudança de status será informada no painel da Cloudflare.
Ao ativar a Cloudflare no seu site, diversos recursos já são aplicados automaticamente, sendo como principal a proteção contra ataques DDoS, que são requisições em excesso feitas por robôs para o servidor, com o objetivo de esgotar os recursos e assim deixar o site fora do ar.
Já a configuração dos outros diversos recursos que a Cloudflare oferece, você encontra materiais no meu site e também no meu canal do YouTube, pois cada assunto merece uma atenção especial.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!