Configure prévia de post WordPress no Facebook sem plugin
Aprenda como configurar seu site WordPress para criar as prévias de compartilhamento dos posts no Facebook e WhatsApp sem usar plugin, apenas com PHP e OpenGraph, e qualquer pessoa pode fazer.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Se você tem um site feito no WordPress, com certeza já compartilhou um dos posts nas redes sociais, principalmente no Facebook ou através do WhatsApp para algum conhecido.
Sempre que se inicia um compartilhamento nas redes sociais, aparece uma prévia do conteúdo com imagem, título e descrição. A rede social sempre vai tentar montar da melhor forma possível, mas o ideal é você configurar seu site para ter controle sobre como as prévias serão criadas.
▶ Se preferir, acesse "Configure prévia de post WordPress no Facebook sem plugin" no YouTube.
O Facebook, WhatsApp e outras redes sociais usam marcações Open Graph presentes no código HTML do site (CTRL + U pelo Chrome) para montar corretamente as prévias de compartilhamento.
O código a seguir é um exemplo de marcação Open Graph com o título da página:
<meta property="og:title" content="Configure prévia de post WordPress no Facebook sem plugin - Aylton Inacio">
A forma mais fácil de fazer a configuração do seu site WordPress é usando algum plugin de SEO, mas como você já sabe, quanto menos plugin, melhor, então vamos ver como fazer sem usar plugin.
O nosso objetivo neste tutorial é configurar apenas para os posts.
O primeiro passo é abrir o admin do seu site WordPress, clicar em Aparência, procurar e abrir o arquivo header.php
,
que é responsável pelo cabeçalho do tema do seu site.
Nós vamos trabalhar nos arquivos do site, então muito cuidado para adicionar somente o que for apresentado e nada mais. Qualquer modificação extra, pode fazer com que seu site WordPress pare de funcionar corretamente.
O segundo passo é procurar pela linha </head>
e antes dela inserir o código a seguir:
<?php
if ( is_single() ) {
echo "<meta property='og:title' content='" . get_the_title() . "'>\n";
echo "<meta property='og:description' content='" . get_the_excerpt() . "'>\n";
echo "<meta property='og:image' content='" . get_the_post_thumbnail_url() . "'>\n";
echo "<meta property='og:type' content='article'>\n";
echo "<meta property='og:url' content='" . get_permalink() . "'>\n";
}
?>
Depois que terminar, verifique se o código está correto e clique em Atualizar Arquivo.
Se você receber um erro bloqueando a alteração, entre em contato com o seu suporte
técnico ou programador, e peça para que faça a alteração diretamente no servidor. O arquivo que deve ser alterado é
o header.php
que fica na pasta do tema utilizado no seu site.
Analisando o código, na linha if ( is_single() ) {
temos a verificação da página acessada. Se for um post,
ele irá colocar as marcações Open Graph de forma dinâmica. Por exemplo, a função get_the_title()
recupera o título do post acessado.
Importante lembrar também que cada post deve ter uma imagem de destaque e também um resumo. Essas informações são usadas para montar a prévia de compartilhamento nas redes sociais.
Para finalizar, você pode acessar um post do seu site e ver o código-fonte da página (CTRL + U pelo Chrome). Procure pelas marcações e verifique se preencheu corretamente.
Você também pode acessar o Depurador do Facebook e testar a URL do post. Ele irá mostrar exatamente como o Facebook está analisando a página e como a prévia será criada.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!