SEO - Uma breve introdução para iniciantes
Uma breve introdução para quem está começando a estudar SEO e quer melhorar o posicionamento de seus sites no Google.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
E aí pessoal, hoje eu começo uma série de posts sobre SEO e confesso que tenho um carinho especial por esse assunto do marketing digital, já que foram vários projetos ao longo da minha carreira e ainda é um dos trabalhos mais executados por mim, em conjunto com minha equipe. O objetivo do conteúdo é servir de base para quem está começando com SEO, já que é um mundo imenso, e por isso vou aos poucos entrando nos detalhes em cada post, chegando até as técnicas mais avançadas de otimização e desenvolvimento de web sites para internet.
Antes de começar, vale a pena reforçar a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, para ficar mais claro o que é SEO e onde ele se encaixa. Quando você faz uma busca no Google, aparecem diversos tipos de resultados e eles estão agrupados em anúncios pagos (marcados em vermelho) e gratuitos (marcados em verde), como na imagem a seguir.
Agora sim fica fácil entender o papel de SEO, que quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português. As técnicas de SEO são utilizadas para fazer com que seu site apareça bem posicionado nas pesquisas feitas na internet, especificamente nos resultados orgânicos, ou seja, nos gratuitos.
Sobre resultados pagos, vou falar muito aqui no blog em posts futuros. Por enquanto, fica aqui minha sugestão de leitura de uma introdução que escrevi sobre o assunto para você entender como anunciar no Google através de anúncios pagos, mas é somente uma dica, vamos voltar ao assunto deste post, focado em anúncios gratuitos, o SEO.
Mas como funciona?
Resumidamente é possível dizer que SEO funciona como o comércio físico, onde cada site é representado por lojas comuns da sua cidade. Imagine que você deseja comprar pão, em qual padaria você vai? Na mais próxima? Na melhor? Na maior? Enfim, são vários os critérios para escolher onde comprar pão, mas uma coisa é certa, na sua cabeça elas estão ordenadas por qualidade e relevância.
Com sites na web é a mesma coisa, é necessário ter relevância, ou seja, o conteúdo oferecido deve ser relevante para o usuário, com qualidade. Se o seu site é novo, ele pode ser comparado com uma padaria nova, ou seja, é necessário conquistar os clientes. Oferecendo conteúdo de boa qualidade, outros sites vão começar a falar do seu através de links. Nas redes sociais, vários comentários serão feitos! Claro que ele deve estar preparado para tudo isso, através de otimizações técnicas que o Google precisa para entender seu site e apresentar para os usuários.
Onde se aplica SEO?
SEO é um assunto muito pesquisado na internet e relacionado com tecnologia e conteúdo web, e basicamente é possível aplicar em qualquer site, desde os mais simples até as lojas virtuais, com foco total em vendas online. Os sites de e-commerce são os que mais necessitam de otimizações, pois a concorrência na internet é muito grande e os clientes estão procurando sempre pelos melhores preços, sendo assim, é de grande importância aparecer bem posicionado nas buscas.
A ciência de dados para marketing e análise de sites são áreas que funcionam em conjunto com SEO para conseguir melhores resultados, pois através delas é possível mensurar resultados e comportamentos. Aqui no meu blog eu já escrevi um post básico para que você comece e aprenda a analisar seu site com Google Analytics, então recomendo a leitura ;)
E como fazer?
São muitas técnicas que devem ser aplicadas e vale lembrar que existem empresas e profissionais especializados no assunto trabalhando com SEO o tempo todo, então é necessário muito empenho, paciência, dedicação, gestão de suas atividades e estudo para conseguir bons resultados. Como o objetivo deste post é apenas dar uma introdução sobre o assunto, vou deixar para posts futuros falar sobre as técnicas de SEO e como realizar um bom trabalho.
O Google disponibiliza vários guias e ferramentas para trabalhar com SEO, e as técnicas estão espalhadas internamente nesses guias. A grande maioria delas você começa a dominar com experiência e troca de conhecimento com outros profissionais da área, e o estudo de atualizações no Google deve ser feito com frequência.
Central de Ajuda do Search Console e blogs oficiais
Esse é um serviço gratuito do Google e obrigatório para quem trabalha com marketing digital e desenvolvimento de sites. Ele ajuda a monitorar, fazer a gestão de configurações e manter seu site nos resultados de busca do Google, através de conteúdo oficial, posts, ebooks e cursos online. Falando em posts, também existem os blogs oficiais do Google, fonte de conhecimento necessária para todo webmaster.
Algumas ferramentas de SEO
Assim como fonte de conteúdo para estudo, existem também diversas ferramentas para os mais diversos fins. Algumas são do próprio Google, já outras são de empresas especializadas no assunto. Por exemplo, o Google oferece ferramentas para analisar o desempenho do site, verificar a compatibilidade com dispositivos móveis, analisar o comportamento com foco em correções e melhorias, entre várias outras, o suficiente para fazer um ótimo trabalho de SEO, tudo de forma gratuita. Já as ferramentas de terceiros, ajudam muito no aumento de produtividade, pois são bem específicas em técnicas de otimização de site.
Não existe milagre!
Fique sempre atento ao que falam na internet sobre SEO, pois grande parte é relacionado com coisas que não existem. O trabalho com SEO é relacionado com muitas coisas, onde tudo reflete a relevância que seu site possui, ou seja, algo conquistado com tempo e de forma natural. Posso afirmar que tudo isso está relacionado com mais da metade do trabalho de SEO e claro, existem técnicas para atingir os objetivos. Já o restante tem foco em tarefas técnicas de otimização, não menos importantes e que devem ser executadas.
Quais os próximos passos?
O conteúdo apresentado através deste post foi somente o primeiro de muitos que vou fazer. A otimização de sites é uma das tarefas mais importante dentro do marketing digital! Então se você tem seu próprio negócio e quer aprender um pouco mais para divulgar na internet seus produtos e vender online, ou se você é desenvolvedor web e quer se especializar no assunto, fique atento aqui no meu site para aprender muito sobre SEO.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!