Como criar e enviar um Sitemap para o Google
Aprenda como ajudar o Google a descobrir o conteúdo certo do seu site através da criação e envio de um Sitemap XML.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Search Console
E aí turma, estou voltando das férias e esse é meu primeiro post de 2019, espero que gostem. O assunto é sitemap, um recurso bem simples de se utilizar e que ajuda e muito na indexação do conteúdo do seu site no Google. Vamos falar também de Google Search Console.
Se você tem um site, não importa o tipo, com certeza quer que ele apareça bem posicionado no Google. O primeiro passo é ter conteúdo de qualidade para o usuário, sempre! Já os próximos são relacionados com SEO.
Se você tem um site em HTML, WordPress, Tray ou de qualquer outro tipo, com certeza quer que ele apareça bem posicionado no Google. O primeiro passo é ter conteúdo de qualidade para o usuário, sempre! Já os próximos são relacionados com SEO.
A otimização de um site para buscadores (SEO) envolve muitas atividades e uma delas é informar para o Google o mapa de links do seu site que devem ser indexados, além de relacionar cada link com informações adicionais como frequência de alterações e importância sobre outros.
O que é um Sitemap?
Um Sitemap é, normalmente, um arquivo XML ou TXT que possui as URLs do seu site mais importantes. Se o seu site possui versões alternativas de páginas, não as coloque no Sitemap.
Importante não confundir o Sitemap para buscadores (o que vamos fazer) com o Sitemap para o usuário (aquele que normalmente fica no rodapé do site).
Se preferir, acesse o tutorial em vídeo: Como criar e enviar um Sitemap para o Google. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das novidades em vídeo.
A imagem a seguir mostra um exemplo de arquivo Sitemap XML que possui apenas uma URL com sua data de atualização. Lembrando que o formato serve para sites HTML, WordPress ou qualquer outro tipo.
No site https://www.sitemaps.org você encontra alguns exemplos mais complexos utilizando diversos recursos. Nesse site você também encontra exemplos de Sitemaps para arquivos de imagens, vídeos e notícias.
Criando um Sitemap
Nosso objetivo é criar um Sitemap XML para qualquer tipo de site (HTML, WordPress, Blogger...) e isso pode ser muito trabalhoso se o site for muito grande e se a geração for feita manualmente.
Para facilitar o trabalho, existem diversas ferramentas na internet que geram um Sitemap de forma automática. Neste post vou usar a ferramenta https://www.xml-sitemaps.com que só precisa do endereço do seu site para fazer o trabalho.
Existem plugins para WordPress e outros CMSs que facilitam o trabalho, mas que podem deixar o site lento.
Ao terminar, a ferramenta irá informar a quantidade de URLs indexadas, o tamanho total do arquivo gerado e também se foram encontrados links quebrados (isso não é bom!).
Enviar seu sitemap para o Google
Após criar seu sitemap, você deve enviar o arquivo para o Google, mas como fazer isso? Você precisa colocar o arquivo na raiz do seu site, de preferência, para que o Google possa ter acesso.
Para acessar o servidor, você precisa dos dados de acesso do seu serviço de hospedagem. Com esses dados, basta utilizar algum programa FTP, como o FileZilla, ou acessar o cPanel na Web ou outro serviço.
As duas imagens a seguir mostram o gerenciador de arquivos do cPanel e também o FileZilla.
Após subir o arquivo gerado de sitemap para a raiz do seu site, ele ficará disponível em endereço_do_seu_site/sitemap.xml (No meu caso, o endereço é https://ayltoninacio.com.br/sitemap.xml) e assim o Google poderá fazer a leitura.
Mas só isso não basta! Agora é necessário informar para o Google que o arquivo está disponível. Você pode fazer isso através de uma requisição HTTP GET acessando https://www.google.com/ping?sitemap=endereço_do_seu_site/sitemap.xml ou pelo Google Search Console.
Se você ainda não sabe muito sobre o Google Search Console, quero deixar o convite para conhecer meu curso sobre o assunto, onde eu mostro tudo que é possível fazer, além do Sitemap, para monitorar seu site e entender como o Google está indexando o conteúdo dele.
Você pode aprender mais sobre outros assuntos mencionados no post (ex: WordPress, FTP, hospedagem, entre outros) através de outros artigos e tutoriais publicados aqui no meu site.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!