Como começar um site com Bootstrap?
Aprenda a começar rapidamente seu primeiro site responsivo com Bootstrap, um dos kits de ferramentas front-end mais utilizados no mundo.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
O Bootstrap é um framework web de código aberto com vários componentes prontos de interface e front-end para o desenvolvimento de sites e aplicações web com HTML, CSS e JavaScript.
▶ Se preferir, acesse "Como começar um site com Bootstrap" no YouTube.
Na prática, o desenvolvimento da interface do seu site ou sistema fica muito mais rápido com Bootstrap. Ele conta com opções de layout, conteúdo, formulários e diversos componentes prontos como alertas, botões, popups, paginação, entre vários outros que você só precisa copiar e colar o código.
Você pode agora mesmo acessar o site do Bootstrap, clicar em Documentos e acessar a galeria de componentes. É possível ver o funcionamento de cada no próprio site, como na imagem anterior.
Se você preferir, pode aprender antes como criar seu primeiro site do zero somente com HTML e CSS. Muitas pessoas preferem fazer isso antes de iniciar com Bootstrap.
Criando seu primeiro site com Bootstrap
O primeiro passo para criar seu site com Bootstrap é criar uma pasta e estruturar a organização dos arquivos. Uma forma muito utilizada é criar a pasta raiz e dentro dela criar mais 3 pastas: css; js e img.
Na sequência você deve abrir seu editor de código favorito, como o Notepad++, e criar um arquivo HTML. Depois entre no site do Bootstrap, clique em Get Started, copie o código do Starter Template e cole no seu arquivo HTML. Esse é o código base para iniciar seu site Bootstrap e pode ser ajustado.
Vamos analisar o código todo para entender o que pode ser ajustado:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<!-- Required meta tags -->
<meta charset="utf-8">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
<!-- Bootstrap CSS -->
<link href="https://cdn.jsdelivr.net/npm/bootstrap@5.1.3/dist/css/bootstrap.min.css" rel="stylesheet" integrity="sha384-1BmE4kWBq78iYhFldvKuhfTAU6auU8tT94WrHftjDbrCEXSU1oBoqyl2QvZ6jIW3" crossorigin="anonymous">
<title>Hello, world!</title>
</head>
<body>
<h1>Hello, world!</h1>
<!-- Optional JavaScript; choose one of the two! -->
<!-- Option 1: Bootstrap Bundle with Popper -->
<script src="https://cdn.jsdelivr.net/npm/bootstrap@5.1.3/dist/js/bootstrap.bundle.min.js" integrity="sha384-ka7Sk0Gln4gmtz2MlQnikT1wXgYsOg+OMhuP+IlRH9sENBO0LRn5q+8nbTov4+1p" crossorigin="anonymous"></script>
<!-- Option 2: Separate Popper and Bootstrap JS -->
<!--
<script src="https://cdn.jsdelivr.net/npm/@popperjs/core@2.10.2/dist/umd/popper.min.js" integrity="sha384-7+zCNj/IqJ95wo16oMtfsKbZ9ccEh31eOz1HGyDuCQ6wgnyJNSYdrPa03rtR1zdB" crossorigin="anonymous"></script>
<script src="https://cdn.jsdelivr.net/npm/bootstrap@5.1.3/dist/js/bootstrap.min.js" integrity="sha384-QJHtvGhmr9XOIpI6YVutG+2QOK9T+ZnN4kzFN1RtK3zEFEIsxhlmWl5/YESvpZ13" crossorigin="anonymous"></script>
-->
</body>
</html>
No começo, você pode trocar lang="en" para lang="pt-br". Depois temos a chamada para o arquivo bootstrap.min.css, responsável por toda a parte de formatação visual dos componentes.
Na parte final temos a chamada para o arquivo JavaScript bootstrap.bundle.min.js, responsável pelo funcionamento de todos os componentes do Bootstrap, como o Modal, por exemplo. Se não for usar componentes que precisam do JavaScript, pode remover essa chamada e deixar seu site mais leve.
Importante destacar que o arquivo bootstrap.bundle.min.js é uma junção dos arquivos popper.min.js e bootstrap.min.js, que podem ser carregados separadamente. O primeiro é necessário para os componentes de tooltips e popovers, já o segundo para os outros componentes que usam JavaScript.
Se você não for usar os componentes de tooltips e popovers, mas irá precisar de outros como o Modal, pode remover a chamada para o arquivo bootstrap.bundle.min.js e deixar apenas a chamada para bootstrap.min.js. Repare que essa chamada está entre <!-- e -->, ou seja, ignorado no carregamento, então você precisa remover essa marcação para o arquivo ser carregado.
Repare que os arquivos CSS e JS são carregados de https://cdn.jsdelivr.net, que é uma CDN para distribuição de arquivos. Você pode deixar, mas se preferir, pode também baixar o Bootstrap compilado e copiar os arquivos para as pastas CSS e JS que você criou e fazer a chamada partindo delas.
<link href="css/bootstrap.min.css" rel="stylesheet">
<script src="js/bootstrap.bundle.min.js"></script>
Colocando componentes
Com a estrutura básica do HTML pronta e com os carregamentos dos arquivos necessários, você pode começar a usar os componentes. Para isso, acesse o site do Bootstrap, clique em Docs e depois em Componentes para ver exemplos e seus códigos.
Você pode, por exemplo, escolher Alerts para iniciar e ver no próprio site como ele funciona. É usado, normalmente, para exibir uma mensagem importante para o usuário.
Com o componente escolhido, basta copiar o código e colar no seu arquivo HTML, dentro de BODY. Depois é só salvar o arquivo com o nome index.html e abrir no navegador.
<div class="alert alert-primary" role="alert"></span>
A simple primary alert—check it out!
</div>
Ao começar com Bootstrap, é importante testar os componentes para entender o funcionamento e ver onde usar no seu dia a dia com desenvolvimento de interfaces para sites e aplicações web.
Templates prontos
Para facilitar ainda mais o desenvolvimento de telas, o Bootstrap conta com alguns templates já prontos para você usar, ajustar e melhorar para as suas necessidades.
Dentro do site do Bootstrap, clique em Exemplos no menu principal para acessar a galeria. Se você quiser iniciar uma tela com um grid de três colunas, por exemplo, pode clicar em Album.
Com a tela aberta, basta acessar o código-fonte com CTRL + U no navegador (ou com o botão direito do mouse), copiar e colar no seu arquivo HTML para receber os ajustes. Esse é um ótimo ponto de partida para iniciar uma tela e entender como o Bootstrap monta os layouts.
O seu próximo passo é estudar justamente a parte de layout, grid e colunas para encaixar seus componentes da melhor forma possível, mas esse assunto ficará para um outro tutorial.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!