Como deixar o Looker Data Studio mais rápido
Seu dashboard do Looker Data Studio está lento? Aprenda a deixar o desempenho muito melhor com dicas e com o recurso Extrair Dados
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Looker Studio
O seu dashboard do Looker Studio está lento? Existem vários motivos possíveis que geram isso, por exemplo, o tamanho da sua base de dados, o tipo e também como está usando a ferramenta.
Neste post vou deixar algumas dicas para deixar o Looker Studio mais rápido e também vou mostrar como usar o recurso Extrair Dados, que ajuda e muito no desempenho.
▶ Se preferir, acesse "Como deixar o Looker Data Studio mais rápido - Extração de dados | Cache | Desempenho" no YouTube.
Dicas para deixar o Looker Studio mais rápido:
- Use a Extração de Dados
- Evite usar bases de dados com muitas colunas ou linhas sem necessidade
- Otimize sempre sua base de dados para deixar os dados prontos para o Looker
- Se possível, tenha dados processados já na sua base de dados
- Considere usar tipos de base como Cloud SQL para MySQL ou BigQuery para grande volume
- Evite colocar muitos elementos em uma mesma página (menos é mais)
- Ao usar combinação de dados, considere usar a menor quantidade possível de tabelas e campos
- Evite usar intervalo de data muito grande
- Na sua origem de dados, configure o período de atualização para o mais longo possível.
- Deixe o layout do Dashboard o mais simples possível
Extrair Dados
A Extração de Dados do Looker Studio permite criar uma "cópia" de um momento dos seus dados fornecendo uma visão estática para melhorar o desempenho consideravelmente.
Vou considerar neste post que você já trabalha com Looker Studio e sabe criar e gerenciar as origens de dados do seu dashboard.
Imagine um dashboard que usa uma tabela com dados do Google Planilhas (esquerda) e uma outra tabela que usa dados da Extração (direita), como na imagem a seguir:
Repare que visualmente as duas tabelas são iguais, mas ao selecionar um filtro, a da direita (Extração de Dados) retorna o resultado praticamente de forma instantânea enquanto a da esquerda (Google Planilhas) ainda processa os dados.
O primeiro passo para usar a Extração no Looker é criar a sua origem de dados normalmente do tipo Reutilizável, no nosso exemplo usando o Google Planilhas, que seria apenas a tabela da esquerda.
Depois é só criar uma nova Fonte de Dados do tipo Extrair Dados; selecionar a origem criada anteriormente; escolher dimensões e métricas; configurar filtro se desejar; definir os momentos de atualização dos dados.
Lembre-se sempre que os elementos do seu dashboard que usarem a origem da Extração não terão dados em tempo real, mesmo atualizando o cache, pois trata-se de uma cópia.
Se você não configurar a atualização automática, terá que editar sua origem e Extrair novamente sempre que precisar de dados novos no seu dashboard.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!