Como o Google Analytics (GA4) funciona?
Aprenda como o Google Analytics funciona (GA4) com código de acompanhamento (Id de métrica) e baseado em eventos e parâmetros
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Nesta página: ● Eventos e parâmetros ● Eventos automáticos ● Criar e modificar eventos ● Analisar
O Google Analytics, atualmente na versão 4 (GA4), funciona com um pequeno código instalado em todas as páginas do seu site que quando carregado, envia os dados para os servidores do Google para processamento e transformação em relatórios.
Existem diversas maneiras de instalar o Google Analytics no seu site, tudo depende da plataforma usada. Por exemplo, em alguns casos é necessário colar apenas o ID de métrica (ex: G-CLJY1PLGKO). Já em outros é possível usar o Google Tag Manager para facilitar a configuração. E por fim, em outras situações é preciso colar todo o código de acompanhamento:
▶ Se preferir, acesse "Google Analytics 4: entenda como ele funciona, baseado em eventos e parâmetros" no YouTube.
Eventos e parâmetros
O Google Analytics 4 também funciona baseado em eventos e parâmetros. Na prática, sempre que uma ação acontece no site, um evento específico é coletado. Confira no relatório Tempo Real > Card Contagem de Eventos.
Por exemplo, sempre que uma página é visualizada, um evento do tipo page_view
é disparado. Junto com esse evento
são enviados os parâmetros que servem para detalhar várias informações sobre o evento, e isso você pode conferir clicando no nome dele. No caso do page_view
temos
o page_location
que mostra a URL da página e page_title
que mostra o título da página acessada, entre outros.
Os eventos podem ser enviados de forma automática ou quando o usuário efetua alguma tarefa específica. Por exemplo,
quando um usuário acessa seu site pela primeira vez, são disparados os eventos: first_visit
(ou first_open
no caso de app);
session_start
e page_view
(ou screen_view
no caso de app) de forma automática.
Eventos coletados automaticamente
O Google Analytics coleta automaticamente diversos eventos através da Métrica Otimizada:
- page_view
- scroll
- click
- view_search_results
- video_start, video_progress e video_complete
- file_download
- form_start e form_submit
Ao configurar o GA4 no seu site, é possível definir no Fluxo de Dados os eventos que serão coletados automaticamente, e também fazer configurações quando necessário.
Confira a documentação oficial sobre os eventos coletados automaticamente no Google Analytics (GA4).
Criação e modificação de eventos
E para finalizar, é possível modificar e criar os seus próprios eventos através da interface do Google Analytics 4, por programação ou Google Tag Manager.
Por exemplo, você pode criar um evento chamado sign_up
sempre que um usuário preencher um formulário
do seu site, e ainda marcar esse evento como evento-chave (uma conversão ou objetivo), ou seja, como uma ação de valor efetuada pelo usuário e considerada como meta.
Importante lembrar que é uma boa prática, ao criar eventos e parâmetros personalizados, utilizar os nomes recomendados pelo Google Analytics 4. Dessa forma o trabalho de análise dos dados fica mais fácil.
Confira a documentação oficial sobre os eventos recomendados do GA4.
Analisar
Com os dados sendo coletados corretamente, os relatórios padrão do GA4 serão alimentados. Você também pode utilizar o Analisar para criar análises mais avançadas e personalizadas.
No exemplo anterior, temos uma Análise de Funil que mostra algumas etapas que o usuário deve seguir até efetuar uma meta (evento-chave).
De forma resumida é assim que o Google Analytics 4 funciona! Fique ligado aqui no meu site e canal do YouTube que muito conteúdo relacionado será publicado, de acordo com a evolução da ferramenta.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!