Reduza o impacto de códigos de terceiros no seu site
Entenda o impacto negativo que o uso de códigos de terceiros (Third-party scripts) pode gerar no seu site, prejudicando desempenho, PageSpeed e classificação nas buscas.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Os códigos de terceiros (Third-party scripts) podem ser colocados no seu site para adicionar funcionalidades fornecidas por ferramentas externas. O Google Analytics, Google Adsense, Pixel do Facebook e Botões de Share são exemplos comuns de códigos de terceiros.
O grande problema dos códigos de terceiros é que eles deixam seu site mais lento, pois mais recursos precisam ser carregados de domínios externos com requisições mais demoradas.
▶ Se preferir, acesse "Como reduzir impacto de códigos de terceiros no site [PageSpeed]" no YouTube.
Se você se preocupa com a classificação do seu site no Google e experiência do usuário, é importante Medir o Uso e Reduzir o Impacto de códigos de terceiros no seu site (PageSpeed Insights). A regra principal é usar a menor quantidade possível desses scripts e otimizar o carregamento dos que precisam ficar.
Como medir o impacto de códigos de terceiros no site?
Você pode mensurar o impacto de códigos de terceiros no seu site usando o DevTools do navegador, PageSpeed Insights, webpagetest.org, domainmap.webperf.tools, entre outras ferramentas.
Usando o DevTools, basta acessar a página desejada do seu site e abrir a ferramenta pelo menu do navegador ou com CTRL + SHIFT + I. Depois acesse a aba Network e recarregue a página. As colunas domain e size mostram de onde os scripts são carregados e o tamanho.
Você também pode usar o PageSpeed Insights para conferir os códigos de terceiros usados e seus tamanhos, além de uma classificação ruim com a cor vermelha (correção) ou amarela (melhoria).
Por fim, uma outra maneira interessante é ver a quantidade de scritps externos (Third-party scripts) através de uma interface visual. A ferramenta domainmap.webperf.tools gera um mapa com as requisições feitas para scripts de terceiros.
Usando a ferramenta PageSpeed como referência, se o item "reduzir o impacto de códigos de terceiros (Third-party scripts)" estiver vermelho ou amarelo, os itens "Minimize o trabalho do thread principal" e "Reduza o tempo de execução do JavaScript" podem ser afetados negativamente.
Como reduzir o impacto de códigos de terceiros no site?
O primeiro ponto para reduzir os scripts de terceiros no site (Third-party scripts) é eliminando a funcionalidade relacionada. Por exemplo, é muito comum adicionar scripts externos para compartilhamento de conteúdo ao site, mas é possível chegar ao mesmo resultado com botões de share nativos.
Se você não é programador(a) e não tem equipe técnica, tente analisar se a funcionalidade gera retorno e em caso negativo, retire o script ou plugin. Se o seu site foi feito com alguma plataforma pronta como o WordPress, verifique os plugins e remova os desnecessários.
Seguem outras dicas para reduzir o impacto de scripts de terceiros:
- Considere carregar scripts usando o atributo async ou defer para evitar o bloqueio da análise do documento. Faça CTRL + U para ver o código-fonte e procure por "script". Eles devem ter os atributos mencionados.
- Considere baixar o script e hospedar no seu próprio servidor. Por exemplo, o Google Analytics carrega um script do domínio googletagmanager.com para funcionar. Você pode baixar o script e hospedar no seu servidor, assim será carregado de seusite.com.br/script.js.
- Considere usar link rel=preconnect ou link rel=dns-prefetch para realizar pesquisa de DNS para domínios que hospedam scripts de terceiros.
- Considere colocar as chamadas para os scripts no final do código HTML da página.
Cada item anterior exige um estudo separado e detalhado por conta do nível de complexidade. Além disso, a aplicação deve ser analisada para cada tipo de site, de acordo com seus recursos.
Se você quiser mais detalhes sobre como reduzir o impacto de códigos de terceiros no seu site, acesse a documentação oficial sobre o assunto.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!