Como saber se estão clicando em seus anúncios na internet
Como saber a quantidade de cliques recebidos nos anúncios pagos que você faz no Google, Facebook e outras ferramentas através da sua agência de marketing
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Search Console
Se você faz anúncios pagos na internet, com certeza deseja saber se as pessoas estão clicando nesses anúncios e indo para o seu site fazer uma compra, cadastro ou outra ação de seu interesse.
O primeiro passo é cobrar da sua agência de marketing a configuração correta das campanhas e trackeamento para que os números a seguir estejam sempre disponíveis e íntegros para análise:
- Impressões (Número de vezes que seu anúncio apareceu)
- Cliques no anúncio (Cliques efetivos nos anúncios)
- Entradas no site (Acessos ao site originados dos cliques)
- Permanência no site (Tempo de permanência no site ou página)
- Conversões (Números de metas concluídas com sucesso)
Importante destacar que esses números são os essenciais, e uma análise aprofundada pode ser necessária para o entendimento do sucesso de suas campanhas ou identificação de possíveis ajustes, por isso converse sempre com os profissionais contratados. Fique no pé!
Cada rede de publicidade tem suas próprias ferramentas para configurar os anúncios e analisar os números que vamos ver na sequência, mas existe uma que pode centralizar tudo de maneira mais completa e vinculada com o comportamento do usuário, que se chama Google Analytics.
O Google Analytics permite que você analise todo o tráfego que chega ao site, inclusive através de seus anúncios na internet. Além disso é possível acompanhar tempo de permanência, rolagens de tela, play em vídeo, entre várias outras coisas essenciais para uma boa análise.
Como conseguir os números?
O Google Ads é a ferramenta usada para criar os anúncios pagos nos produtos do Google, assim como o Facebook tem o Meta Business Suite. Os profissionais da agência devem configurar os anúncios para receber um bom número de cliques de pessoas que têm interesse no seu produto.
Na ferramenta do anúncio é possível acompanhar a quantidade de cliques e a quantidade de conversões. Uma conversão é um objetivo que você define para o usuário realizar no seu site, ex: uma compra. Elas devem ser muito bem configuradas para contar apenas os objetivos alcançados.
Você deve soliciar acesso ao Google Ads para conseguir analisar os números. Basta fornecer um email seu de conta do Google para ser cadastrado na ferramenta. Este ponto é um pouco polêmico, pois a maioria das agências prefere enviar relatórios prontos com os números.
Se você estiver com anúncios no Facebook ou outras redes, todas possuem também uma ferramenta de configuração das publicações e análises de métricas, que basicamente seguem o mesmo modelo do Google Ads. E mais uma vez aqui você deve solicitar o acesso para sua agência.
Google Analytics
Como explicado no começo deste post, o Google Analytics pode ser usado para monitorar o tráfego do seu site, separando o orgânico do gerado através de anúncios pagos.
Se a ferramenta for corretamente configurada, e os anúncios também com UTMs de trackeamento, é possível ter todos os números no Google Analytics, além de vários outros relacionados com o comportamento do usuário, da chegada ao site até a conversão.
Peça para sua agência fazer as configurações necessárias, cadastrar seu email de acesso e vincular o Analytics com o Google Ads, assim poderá trocar dados entre as ferramentas e ter mais métricas.
Importante destacar que os números de cliques e impressões de anúncios somente aparecem no Analytics através da vinculação (produtos Google) ou importação de dados (outros produtos, ex: Facebbok).
A agência não libera o acesso?
É muito comum a agência de marketing te fornecer relatórios fechados com os números em documento PDF, ou de outra forma. Isso normalmente ocorre para evitar "interferências" do cliente.
Além disso, as ferramentas de análise exigem um estudo aprofundado para saber quando um anúncio ou campanha está com desempenho bom ou ruim, cruzando com outros fatores. Mas claro, as métricas que vimos aqui já são muito úteis, em qualquer situação.
Se você tem o conhecimento necessário e tempo, é importante ter o acesso. Se você não conhece bem as ferramentas, tendo o acesso poderá fazer uma análise superficial com as métricas apresentadas aqui, e para muitos isso é ótimo, principalmente para questionar a agência sobre o andamento de tudo.
E aqui entre nós, se você tem 1000 impressões, 2 cliques e gasto de R$ 500,00, provavelmente tem algo muito errado, e isso não precisa ser expert no assunto para saber, certo?
Para evitar problemas, negocie com a agência no começo tudo que será feito, estratégias e acessos. É muito comum venderem "Apareça em primeiro no Google por R$ X,XX", mas como? Existem várias formas, umas realistas e outras nem tanto, então procure entender tudo em detalhes.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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