Conteúdo duplicado no seu site: Eliminar, 301 ou canonical?
Aprenda tudo que precisa para tratar da melhor forma o conteúdo duplicado do seu site e não ter problemas com a indexação no Google.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Se você tem um site, com certeza quer que as páginas corretas dele apareçam bem posicionadas no Google e em outros buscadores, e com certeza quer também que ele fique bem organizado pra facilitar a manutenção e monitoramento.
Para os dois objetivos apresentados, uma das principais técnicas que ajudam é evitar URLs no seu site com conteúdo duplicado, pois elas confundem o Google e usuários.
Outro ponto importante é sobre conseguir links em outros sites apontando para as páginas do seu, isso ajuda na classificação do Google, mas se você tem páginas duplicadas com URLs diferentes, pode receber links para umas e não para outras, e isso vai prejudicar a conquista de autoridade.
Se preferir, acesse "Como tratar conteúdo duplicado no seu site: Eliminar, 301 ou canonical?" no YouTube.
Vamos para alguns exemplos comuns de conteúdo duplicado e o que deve ser feito.
Acesso com www e sem www - A página inicial do meu site, por exemplo, pode ser acessada em ayltoninacio.com.br e somente assim. Se alguém tentar acessar com www.ayltoninacio.com.br será feito um redirecionamento para a primeira opção. No caso do seu site, escolha com ou sem www, mas escolha apenas uma forma de entrada.
Acesso com HTTP e HTTPS - Hoje seu site precisa de conexão segura, que é o HTTPS (cadeado verde), e se não tiver o Google pode tirar pontos nos resultados de pesquisa. Se alguém tentar acessar meu site com http://ayltoninacio.com.br será feito um redirecionamento 301 para https://ayltoninacio.com.br.
Páginas iguais e URLs diferentes - Você pode ter uma página no seu site muito bem classificada no Google, mas com URL grande e complicada, e decidir criar uma nova mais curta e amigável para o usuário. O ideal nesse caso é fazer um redicionamento 301 da antiga para a nova, e não manter as duas.
O redirect 301 é a melhor forma de redirecionar o usuário para uma URL nova ao acessar uma antiga, e também informar para o Google que o conteúdo foi movido permanentemente, mantendo a relevância ou perdendo pouca dela.
/ no final da URL - No meu site existe a URL ayltoninacio.com.br/me e ela não pode ser acessada pela URL ayltoninacio.com.br/me/ e é exatamente assim que deve ser.
Importante lembrar também que você deve divulgar sempre a mesma URL do seu site.
Fazer redirecionamento 301 ou eliminar páginas?
Eliminar uma página duplicada é uma ótima opção pra não manter "lixo" no site, mas você deve estudar com cuidado a situação antes de tomar essa decisão.
Por exemplo, você tem uma página no seu site com 3 anos de publicação e ótima classificação no Google para diversas palavras-chave. Você então decide alterar a estrutura de URLs do seu site para deixar tudo mais amigável.
A URL antiga era acessada em:
seusite.com.br/produtos/novos/roupas/camiseta.html
Já a nova ficará em:
seusite.com.br/produtos/camiseta.html
Nesse caso a melhor solução é fazer um redirect 301 da antiga para a nova, dessa forma o Google saberá que o conteúdo foi transferido permanentemente, levando assim a relevância.
Importante lembrar também que o excesso de redirecionamentos não é bem visto pelo Google.
Já em situações em que a página (URL) principal é a que está sendo indexada no Google e referenciada por outros sites através de links, é possível eliminar a secundária sem maiores problemas. Um exemplo disso é URLs que podem ser acessadas também com uma "/" no final.
Vale lembrar que eliminar uma página é algo muito drástico, então procure sempre analisar a situação com cuidado e a possibidade de fazer redirecionamento 301 ou até mesmo solicitar ao Google para não indexar a página secundária.
Fazer redirecionamentos, eliminar páginas ou impedir a indexação no Google são trabalhos técnicos, então você deve entrar em contato com seu suporte para solicitar. Já o monitoramento do seu site pode ser feito por qualquer profissional através de ferramentas como Google Search Console.
Aqui no meu site e canal do YouTube você confere muito material sobre os itens citados e também um curso completo de Google Search Console.
O que é URL canônica?
A URL canônica é o endereço principal de cada página, ou seja, quando existem duas páginas com conteúdo igual, a segunda pode "dizer" que é cópia da primeira, informando a principal como canônica.
O Google também identifica por padrão uma URL canônica com base em diversos critérios, como desempenho e conteúdo. De qualquer forma é possível verificar a URL canônica de uma página com a ferramenta de inspeção do Google Search Console, e também é possível especificar a URL principal de várias formas, mesmo não sendo garantida a aceitação do Google.
Uma das formas de ajudar o Google a entender quais são as páginas principais do seu site é enviar um sitemap com todos os links através do Search Console.
Um ótimo exemplo do uso de URL canônico é feito em Páginas AMP, que são páginas duplicadas em um site, mas otimizadas para um carregamento rápido em celulares. Assim a página AMP informa ao Google que ela é uma cópia de uma página canônica de um site.
É possível conferir se existe a referência de URL canônica em uma página acessando seu código-fonte, CTRL + U pelo Chrome, e procurando pela TAG Link, como no exemplo a seguir.
<link rel="canonical" href="https://site.com.br/conteudo-original">
Aqui no meu site e canal do YouTube você confere muito material sobre os itens citados e também um curso completo de Google Search Console.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!