Desenvolvimento web para iniciantes: conceitos importantes
Entenda os conceitos mais importantes sobre desenvolvimento web para iniciantes: linguagens; servidores; DNS; IP; domínios; hospedagem; SSH; FTP; HTTP; SSL e navegadores.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Se você está começando com desenvolvimento web, fazendo sites e aplicações, é muito importante conhecer alguns conceitos que fazem parte dessa área.
▶ Se preferir, acesse "Desenvolvimento web para iniciantes: conceitos importantes" no YouTube.
Diversas tecnologias e serviços se relacionam para tornar possível que o seu site chegue até seus usuários, e o objetivo deste artigo é justamente mostrar essa relação e a função dos itens mais importantes através de uma imagem principal e algumas explicações breves e bem superficiais.
O primeiro olhar para a imagem apresentada pode ser bem confuso, por isso vamos analisar cada parte e as relações entre elas.
Linguagens de marcação e programação
O primeiro passo para o desenvolvimento de sites ou aplicações web é ter um computador com um ambiente local configurado e conhecer algumas linguagens. O HTML, por exemplo, é utilizado para definir os elementos de uma página WEB. Já CSS é utilizada para aplicar formatação visual aos elementos.
Já linguagens de programação como JavaScript, PHP e Java são usadas para dar funcionalidades ao seu sistema. Essas funcionalidades podem ser visíveis para o usuário na tela (Front-end. ex: clique e abertura de popup) ou podem ser ocultas que ocorrem no servidor (Back-end. ex: tratar dados recebidos e armazenar em banco de dados).
Temos ainda linguagens como XML e JSON, usadas para armazenar dados estruturados em texto simples, com marcação de elementos. Essas linguagens são muito usadas para transportar dados entre sistemas totalmente diferentes, funcionando como uma língua que todos entendem.
Banco de dados
Um sistema de gerenciamento de banco de dados permite que sua aplicação armazene ou recupere dados de forma permanente. Existem diversos tipos e produtos disponíveis, sendo o mais conhecido na web chamado de MySQL.
Se você está começando com desenvolvimento web, com certeza terá que estudar algumas soluções de banco de dados e a linguagem SQL, utilizada para fazer a manipulação dos dados.
Servidores, empresas de hospedagem e domínios
Um servidor web é, de forma simples e resumida, um computador ligado 24 horas por dia com várias camadas de segurança e alta taxa de uplink de dados, e conta com softwares específicos (Apache, Nginx, LiteSpeed, entre outros) para o desempenho da sua principal função, que é tornar público e acessível seu site ou aplicação web para os usuários da internet.
É possível montar um servidor web público na sua casa, mas por questões técnicas de disponibilidade e segurança, o mais comum e indicado é fazer a contratação de uma empresa de hospedagem. Um servidor Web deve ter um endereço fixo, conhecido como número IPv4 (ex: 54.232.92.235) ou IPv6 (ex: 2002:4850:5803:32:0:0:0:16), e esse é mais um motivo para a terceirização do serviço.
Existem diversos tipos de servidores web para a contratação, tudo vai depender dos recursos necessários para rodar a sua aplicação. Temos ambientes em Windows ou Linux, várias configurações de hardware e também a possibilidade de escolher se será compartilhado com outros clientes da empresa (mais barato) ou dedicado para você (mais caro), além de outras opções como Cloud ou VPS.
Ao contratar um plano de hospedagem, é necessário definir um domínio (ex: seusite.com.br). O domínio facilita seu acesso ao servidor e também o acesso dos usuários, que podem acessar seu site ou aplicação por ele. Sem o domínio seus usuários teriam que acessar seu site pelo número IP (ex: 54.232.92.235), tornando tudo mais complicado. Os servidores DNS são os responsáveis pelo mapeamento e propagação para outros servidores DNS pelo mundo.
O domínio pode ser registrado através da sua empresa de hospedagem, que faz a solicitação ao Registro.br (orgão registrador de domínios) e oferece toda a interface de gerenciamento, mas você também pode fazer o registro e gerenciamento diretamente nesse órgão.
Por fim, ao contratar um plano de hospedagem, normalmente fazem parte do pacote outros servidores. Temos nessa lista os servidores de DNS (necessário para fazer o mapeamento do domínio para o IP do servidor), Email e banco de dados.
Acesso ao servidor web
Com o seu servidor web contratado e disponível, o próximo passo é fazer o acesso remoto para o gerenciamento dos recursos ou simplesmente subir os arquivos do seu site ou aplicação web para a pasta pública (www ou public_html) disponível para os usuários. Esse tipo de acesso é chamado de admin, pois somente você tem os dados de autenticação.
O acesso pode ser através de SSH com linha de comando. É um acesso bem técnico e complexo para fazer o gerenciamento dos recursos do servidor, porém mais completo. Uma forma mais simples é fazer o acesso por HTTPS usando o navegador e um sistema web como o cPanel.
Se você quiser somente subir os arquivos da sua aplicação, uma opção é o acesso por FTP com algum software específico, como o FileZilla, por exemplo.
Acesso público dos usuários
Depois de subir os arquivos do seu site ou aplicação web para o servidor, os usuários finais poderão fazer o acesso usando o navegador (Chrome, Edge, Firefox, entre outros) digitando https://www.seusite.com.br. Esse tipo de acesso é feito somente na pasta pública do seu servidor, chamada de www ou public_html.
O acesso é feito por HTTP, protocolo de internet que permite a comunicação com o servidor e a solicitação de recursos como textos, códigos HTML, imagens e vídeos, que fazem parte de páginas web. Hoje em dia é muito importante que essa conexão seja segura e criptografada (SSL), por isso acessamos com HTTPS.
Quando o acesso é feito para www.seusite.com.br, os servidores DNS entram em ação, pois eles possuem todos os mapeamentos de domínios para os números IPs dos servidores, assim é possível chegar até o seu servidor web e carregar seu site ou aplicação web.
Importante destacar que o www é o que chamamos de subdomínio e é opcional. Você pode, por exemplo, criar um endereço com hotsite.seusite.com.br e publicar um site para o lançamento de um produto.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!