Experiência na Página do seu site com Google Search Console
Aprenda nessa aula tudo sobre a proposta do relatório Experiência na Página do Google Search Console, além do impacto sobre os resultados de pesquisa e SEO.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Search Console
Se você tem um site e se preocupa com a classificação dele no Google (SEO), com certeza já utiliza o Google Search Console para monitorar como as páginas estão indexadas, certo?
O Google está penalizando sites que oferecem uma Experiência ruim para os usuários, principalmente em acessos por celular. Então, além de oferecer um conteúdo de qualidade, você também deve oferecer uma boa experiência nas páginas.
▶ Se preferir, acesse "Experiência na Página do seu site com Google Search Console: Introdução Completa!" no YouTube.
São diversos pontos que você deve observar e otimizar no seu site, e para facilitar isso, no Google Search Console existe o relatório Experiência na Página.
O relatório exibe a quantidade de URLs de páginas que estão adequadas no seu site, além do que deve ser corrigido em diversos pontos.
As Principais Métricas da Web (Core Web Vitals) fazem parte de uma iniciativa do Google para ajudar donos de sites a quantificar a experiência de seus usuários e a identificar oportunidades de melhoria em três aspectos. Atualmente são eles: carregamento, interatividade e estabilidade visual.
Já a Facilidade em Dispositivos Móveis mede como está a Experiência do usuário ao acessar o site em celular. Você deve se preocupar, por exemplo, em oferecer de forma adequada o tamanho de letra, contraste de cores e espaço entre os itens clicáveis (tap targets).
O relatório também exibe Problemas de Segurança. Um site com esse tipo de problema pode ser invadido e infectado por vírus, ou até mesmo ter seu conteúdo e código alterados visualmente ou de forma oculta, gerando reprovações nos algoritmos do Google.
Já o card de HTTPS mostra se as páginas do site são acessadas de forma criptografada, garantindo uma segurança maior na troca de informações. Além de garantir essa segurança em todas as páginas, tenha certeza que as mesmas não podem ser acessadas sem criptografia, ou seja, somente com HTTP.
Por fim, se você exibe anúncios nas páginas do seu site, tome cuidado para não violar as diretrizes do Google. Por exemplo, anúncios com áudio usando play automático devem ser evitados.
Acesse o documento oficial do Google para mais informações sobre o relatório de Experiência na Página do Google Search Console.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!