O Google Analytics precisa do Tag Manager (GTM)?
Descubra se você precisa do Google Tag Manager (GTM) para o Google Analytics (GA4) funcionar. Eles são dependentes? Posso usar o Analytics sozinho?
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você está começando a trabalhar com Google Analytics e Google Tag Manager, pode ser que esteja na dúvida sobre quando usar um ou outro, ou ainda se um só funciona com o outro.
▶ Se preferir, acesse "O Google Analytics precisa do Tag Manager (GTM)?" no YouTube.
Será que você precisa do Tag Manager (GTM) para usar o Analytics? O primeiro passo é entender muito bem para que serve cada ferramenta.
O Google Analytics é uma ferramenta que você pode integrar com seu site para mensurar o tráfego, comportamento dos usuários e conversões (ex: vendas).
A integração é feita colocando um pedaço de código JavaScript em todas as páginas do site que você quer acompanhar (integração web tradicional e mais comum), e esse código pode ser chamado de Tag.
Sendo assim, o Google Analytics não precisa do Tag Manager para funcionar, pois são coisas diferentes.
Sabendo que a integração de uma ferramenta externa com seu site é feita com uma Tag, para cada ferramenta será necessário um pedaço de código, ou seja, uma mudança técnica.
O Google Tag Manager é uma ferramenta que facilita a instalação de Tags através de uma interface gráfica, ou seja, com ele você não precisa mexer no código do site para realizar integrações.
Além disso, é possível coletar ações do usuários personalizadas no site, como um clique em um botão específico, e enviar essa ação como um evento para o Google Analytics e outras ferramentas.
Na prática, você deve então integrar seu site com o Tag Manager, também através de um pedaço de código que chamados de contêiner, e depois as Tags podem ser instaladas pela interface gráfica da ferramenta.
Imagine que você precise integrar seu site com Google Analytics, Facebook e LinkedIn. Sem o Tag Manager você terá que colocar 3 pedaços de código nas páginas do seu site (integrações web comuns), ou seja, mudanças técnicas. Já com Tag Manager integrado com seu site, basta entrar na ferramenta e instalar as Tags através de cliques na interface gráfica.
O Google Tag Manager é uma ótima ferramenta, principalmente para profissionais sem muito conhecimento técnico que querem autonomia. Sendo assim, a utilização ou não é algo muito particular, então analise muito bem seu cenário para tomar a melhor decisão.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!