O que é o Grupo de canais padrão do Google Analytics
Aprenda como o Google Analytics [GA4] classifica o tráfego que chega ao seu site em categorias como Organic Search, Organic Social, Display, Direct, entre outras.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
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O grupo de canais padrão é uma dimensão do Google Analytics (GA4) que serve para organizar a origem dos novos usuários e tráfego que chegam ao seu site em grupos específicos, facilitando a análise. Isso é fundamental para definir suas estratégias de marketing digital.
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Você pode conferir essa dimensão de maneira rápida nos relatórios de Aquisição do GA. Por exemplo, no relatório Aquisição de Usuários (dimensão Grupo de canais do primeiro usuário), é possível ver os canais que os novos usuários estão usando para chegar ao seu site.
Se um usuário chegar ao seu site através de uma busca no Google ou outro buscador conhecido, ele será encaixado no grupo de canal Organic Search. Em outro exemplo, se o usuário chegar através de um clique em publicação no Facebook, ficará como Organic Social.
Dimensões do grupo de canais
Existem três dimensões principais relacionadas ao grupo de canais padrão:
- Grupo de canais padrão do primeiro usuário (origem de tráfego)
- Grupo de canais padrão da sessão (origem de tráfego)
- Grupo de canais padrão (atribuição)
A primeira delas armazena o canal utilizado pelo usuário na primeira vez que entrou no site. A segunda é relacionada com o tráfego, ou seja, quando o usuário volta ao site e inicia uma sessão (uma sessão também é iniciada no primeiro acesso). Por fim, a terceira armazena o canal que recebeu o crédito por uma conversão.
Como o Google Analytics classifica o tráfego
O Google Analytics utiliza regras internas para "encaixar" o tráfego em um grupo de canal específico, sempre com base na origem e mídia. A origem é onde o usuário estava antes de acessar seu site, ex: google.com.br. Já a mídia é a forma de aquisição, ex: email ou cpc para anúncio pago.
As dimensões origem e mídia também estão sempre disponíveis. Você pode usar essas dimensões em conjunto com o grupo de canais para detalhar cada um ou separadamente.
O Google Analytics sempre tenta capturar corretamente a origem e mídia de forma automática com base na referência (referral ou site anterior) do navegador, ou com base em codificações próprias quando o tráfego é de um dos seus produtos, ex: Google Ads e GCLID.
Essa tentativa de identificação automática pode falhar por vários motivos. Por exemplo, um clique em publicação de uma rede social pode ser capturada de uma forma no site e de outra no aplicativo, por isso é importante o trackeamento manual em alguns casos, forçando assim origem e mídia corretas.
Por exemplo, se você colocar um banner em site parceiro ou fazer um anúncio pago em produtos não Google, ex: Facebook ou Instagram, é fundamental que você use parâmetros UTMs de campanha em suas URLs para "dizer" ao Google Analytics a origem correta do tráfego, garantindo relatórios mais precisos.
Se você quiser fazer um anúncio pago no Facebook que leva para a sua landing page https://seusite.com.br/lp, no momento de informar a URL, faça da seguinte forma:
https://seusite.com.br/lp?utm_source=facebook&utm_medium=cpc
Quando o usuário acessar seu site por essa URL, nada mudará para ele, mas para o Google Analytics são informações manuais que definem a origem (utm_source) e mídia (utm_medium). Assim, nos relatórios do GA, você terá as dimensões origem e mídia alimentadas corretamente, e o tráfego encaixado no grupo padrão de canal Paid Social, pois mídia igual cpc é regra para esse grupo.
Os valores das UTMs são livres, mas se montar suas URLs externas seguindo as regras para tráfego manual que veremos na sequência, terá mais tráfego classificado no grupo de canais padrão, evitando ou reduzindo o unassigned (regras não identificadas nos grupos).
Regras do grupo de canais padrão
As regras para a classificação são internas e atualizadas com base nas mudanças de mercado. Por exemplo, se hoje for lançado um novo buscador chamado Buscas2458 e um usuário chegar ao seu site por ele, o canal não será Organic Search porque ainda não é um buscador conhecido nas regras.
Confira a tabela com as regras internas que o Google Analytics utiliza para classificar o tráfego:
Canal | Regras |
---|---|
Canais para o tráfego do Google Ads | |
Paid Search | Tráfego é Google Ads E O tipo de rede de anúncios do Google Ads é ("Pesquisa do Google", "Parceiros do Google") |
Paid Video | Tráfego é Google Ads E O tipo de rede de anúncios do Google Ads é ("Pesquisa do YouTube", "Vídeos do YouTube") |
Display | Tráfego é Google Ads E O tipo de rede de anúncios do Google Ads é um dos ("Rede de Display do Google") |
Cross-network | Tráfego é Google Ads E O tipo de rede de anúncios do Google Ads é ("Cross-rede") A rede cruzada inclui Performance Max e Smart Shopping. |
Paid Social | pagas Tráfego é Google Ads E O tipo de rede de anúncios do Google Ads é ("Social") |
Canais para tráfego do Display e Video 360 | |
Display | O tráfego é DV360 E O formato do criativo DV360 é ("Padrão", "Expandível", "Quadrado do site nativo", "Backdrop", "Intersticial de instalação de aplicativo modelo", "Descontinuado", "Instalação de aplicativo nativo", "Quadrado de instalação de aplicativo nativo", " Site nativo", "Instalação de aplicativo modelo", "Lightbox") |
Paid Video | O tráfego é DV360 E O formato do criativo DV360 é ("Vídeo nativo", "Vídeo", "Vídeo de instalação de aplicativo modelo", "Flipbook") |
Audio | O tráfego é DV360 E O formato do criativo DV360 é um dos ("Áudio") |
Paid Other | O tráfego é DV360 E O formato do criativo DV360 é um dos ("Hospedado pelo editor", "Rastreamento", "Desconhecido") |
Canais para tráfego do Search Ads 360 (Os seguintes são canais para tráfego não Google Ads; os canais para tráfego Google Ads são os mesmos listados no início desta tabela em "Canais para tráfego Google Ads") | |
Paid Search | O tipo de conta do mecanismo SA360 é ("bing", "yahoo gemini", "yahoo.jp", "baidu", "admarketplace", "naver", "360.cn", "yandex") |
Paid Social | O tipo de conta do mecanismo SA360 é um dos ("facebook", "twitter") |
Canais para tráfego manual | |
Direct | A fonte corresponde exatamente ao direct E Mídia é um dos ("(not set)", "(none)") |
Cross-network | O nome da campanha contém "cross-network" A cross-network inclui Performance Max e Smart Shopping. |
Paid Shopping | (A fonte corresponde a uma lista de sites de compras OU O nome da campanha corresponde a regex ^(.*(([^a-df-z]|^)shop|shopping).*)$) E Mídia corresponde a regex ^(.*cp.*|ppc|paid.*)$ |
Paid Search | A origem corresponde a uma lista de sites de pesquisa E Mídia corresponde a regex ^(.*cp.*|ppc|paid.*)$ |
Paid Social | A origem corresponde a uma lista de sites sociais E Mídia corresponde a regex ^(.*cp.*|ppc|paid.*)$ |
Paid Video | A origem corresponde a uma lista de sites de vídeo E Mídia corresponde a regex ^(.*cp.*|ppc|paid.*)$ |
Display | Mídia é um dos (“display”, “banner”, “expandable”, “interstitial”, “cpm”) |
Organic Shopping | A origem corresponde a uma lista de sites de compras OU O nome da campanha corresponde a regex ^(.*(([^a-df-z]|^)shop|shopping).*)$ |
Organic Social | A origem corresponde a uma lista regex de sites sociais OU Mídia é um dos (“social”, “social-network”, “social-media”, “sm”, “social network”, “social media”) |
Organic Video | A origem corresponde a uma lista de sites de vídeo OU Mídia corresponde a regex ^(.*video.*)$ |
Organic Search | A origem corresponde a uma lista de sites de pesquisa OU O meio corresponde exatamente ao organic |
Source = email|e-mail|e_mail|e mail OR Mídia = email|e-mail|e_mail|e mail | |
Affiliates | Mídia = affiliate |
Referral | Mídia = referral |
Audio | Mídia corresponde exatamente a audio |
SMS | Mídia corresponde exatamente a sms |
Mobile Push Notifications | Mídia termina com "push" OR Mídia contém "mobile" ou "notification" |
Faça o download da planilha com todas as origens e categorias usadas nas regras.
Se você quiser que o Google adicione alguma origem e mídia em algum canal padrão, entre em contato pelo email googleanalytics-channelgrouprequests@google.com. Eles normalmente analisam mudanças uma vez por ano e nossas sugestões podem ajudar.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!