Link absoluto ou relativo: algum é melhor para o SEO do site?
Descubra as diferenças entre URLs absolutas e relativas para os links internos do seu site e se a escolha por algum tipo afeta a otimização para os buscadores (SEO).
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Os links presentes no seu site (absolutos ou relativos) e em todos os outros são o principal caminho para que os robôs dos buscadores encontrem novos conteúdos, servindo como indicações.
Um bom trabalho de otimização do site (SEO) envolve muitas etapas com o objetivo de aumentar as suas chances de aparecer bem posicionado para as palavras-chave mais concorridas nas pesquisas do Google e outros buscadores, e uma dessas etapas é otimizar os links internos.
▶ Se preferir, acesse "Link absoluto ou relativo: algum é melhor para o SEO do site?" no YouTube.
Os links internos do seu site são os que levam para outras páginas do seu próprio site. Quando um robô de buscador chega no seu site, ele deve rastrear a maior quantidade possível de páginas e conteúdo, e uma boa estrutura de links internos ajuda nesse trabalho.
O trabalho de otimização dos links pode ser dividido em muitas tarefas e uma delas é decidir entre usar links absolutos ou relativos na estrutura interna do seu site, mas qual a diferença e impacto no SEO?
Quais as diferenças de link absoluto e relativo?
Um link absoluto é aquele formado pelo domínio do site mais o caminho da página:
<a href="https://seusite.com.br/cursos">cursos</a>
Um link relativo é aquele formado apenas pelo caminho da página:
<a href="cursos">cursos</a>
O link relativo usa como base o domínio do site mais a página em que ele se encontra. Por exemplo, se o link anterior for colocado na página https://seusite.com.br/blog, ao clicar no link teremos o destino https://seusite.com.br/blog/cursos.
O link relativo pode usar como base apenas o domínio do site, basta montar com uma barra:
<a href="/cursos">cursos</a>
Neste último caso o link pode ser colocado em qualquer página do site e o destino dele será https://seusite.com.br/cursos.
É possível definir também um caminho personalizado para todos os links relativos da página com base
, basta colocar o código
a seguir dentro da tag head
:
<base href="https://seusite.com.br/caminho/">
Como verificar os links de uma página?
Você pode verificar se um link de uma página do site é absoluto ou relativo, além do seu destino final, usando o Dev Tools do Chrome ou de outro navegador, basta clicar com o botão direito sobre o link e selecionar Inspecionar.
Link absoluto e relativo para SEO?
Segundo John Mueller, chefe de tendências de pesquisa do próprio Google, para as buscas não importa qual tipo de link interno você usa (absoluto ou relativo), pois o Google trata os dois da mesma forma.
O que você deve ter muito cuidado é para não ter links quebrados no seu site, internos ou externos, relativos ou absolutos. Quando o robô do buscador segue um link quebrado, ou seja, que leva para uma página que não existe, ele 'perde tempo' e isso pode prejudicar o rastreamento.
Uma quantidade elevada de links quebrados ou links tóxicos pode fazer com que o Google tire alguns pontos preciosos do seu site, afetando diretamente os resultados de pesquisa.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!